PUBLICIDADE
Topo

MMA


MMA

Ortega vence, encerra rivalidade com Zumbi Coreano e se aproxima de título

Brian Ortega (direita) venceu Chan Sung Jungdo no UFC Fight Island 6 - Divulgação/UFC
Brian Ortega (direita) venceu Chan Sung Jungdo no UFC Fight Island 6 Imagem: Divulgação/UFC

Natassia del Fischer, em Abu Dhabi (EAU)

Ag. Fight

17/10/2020 22h47Atualizada em 18/10/2020 07h35

Brian Ortega venceu Chan Sung Jungdo no UFC Fight Island 6, evento realizado ontem em Abu Dhabi (EAU), mas a luta principal não correspondeu à expectativa criada para o duelo. Afinal, ao invés de uma disputa equilibrada entre os números dois e quatro do ranking, respectivamente, o que se viu foi um domínio do americano.

Com jogo de pernas veloz, Ortega impediu as aproximações do adversário, abriu caminho para combinações de ataques tanto no corpo quando no rosto do Zumbi Coreano e ainda aplicou quedas que não deixaram dúvidas aos jurados. Vitória por decisão unânime com superioridade em todos os assaltos disputados, o que colocou ponto final na rivalidade entre os atletas, que já durava alguns anos.

Com o resultado, Ortega, de 29 anos, voltou a vencer após perder sua invencibilidade para Max Holloway em dezembro de 2018. Curiosamente, o tempo afastado do octógono não pareceu afetar o desempenho do faixa-preta de jiu-jitsu, que também demonstrou afiado jogo de boxe no cage.

Com um cartel de 15 vitórias e apenas um revés, o americano volta a se colocar em rota de colisão pelo título dos pesos-penas (66 kg) do evento. Por sua vez, Chan Sung Jung viu sua sequência de dois triunfos no octógono ser interrompida, e o sonho de desafiar o atual campeão Alexander Volkanovski ser adiado - ao menos por enquanto.

A luta

O primeiro round foi disputado e equilibrado desde o início. Enquanto o 'Zumbi Coreano' apostava no domínio do centro do octógono, Ortega investia em contra ataques com golpes em linha reta. Um deles, por sinal, levou o rival a knockdown nos segundos finais da etapa, o que garantiu a vantagem parcial ao americano. Ortega 10 vs 9 'Zumbi Coreano'.

No segundo assalto, Jung melhorou o volume de seus ataques e obrigou o rival a caminhar para trás em grande parte da disputa. No entanto, um novo knockdown com uma cotovelada giratória "roubou" o round para o pupilo de Rener Gracie. Ortega 20 vs 18 'Zumbi Coreano'.

A terceira etapa provou que Ortega voltou a se apresentar no melhor de sua forma, apesar do tempo de inatividade. Apesar de ser um especialista no jiu-jitsu, o americano, filho de mexicanos, mostrou jogo de pernas afiado e confundiu o rival, que acabou mostrando dificuldades de encurtar o raio de ação. Ortega 30 vs 27 'Zumbi Coreano'.

No quarto round, o americano manteve a estratégia, combinou chutes nas pernas e no corpo do rival coreano e derrubou, mantendo cada vez mais larga vantagem nas papeletas dos jurados. Ortega 40 vs 36 'Zumbi Coreano'.

Por fim, os últimos cinco minutos ficaram marcados pela dificuldade de Chan Sung Jung de encurtar a distância. Ao mesmo tempo, Ortega investiu na precisão de seus ataques para chegar à marca de 60% de seus golpes contundentes conectados com sucesso. Ortega 50 vs 45 'Zumbi Coreano'.

Acompanhe os resultado do 'UFC Fight Island 6':

Brian Ortega venceu Chan Sung Jung por decisão unânime;
Jéssica 'Bate-Estaca' nocauteou Katlyn Chookagian 1º round.
Jimmy Crute nocauteou Modestas Bukauskas 1º round.
James Krause venceu Cláudio 'Hannibal' por decisão unânime;
Jonathan Martinez venceu Thomas Almeida por decisão unânime;
Guram Kutateladze venceu Mateusz Gamrot por decisão dividida;
Gillian Robertson venceu Poliana Botelho por decisão unânime;
Park Jun Yong venceu John Phillips por decisão unânime;
Fares Ziam venceu Jamie Mullarkey por decisão unânime;
Maxim Grishin nocauteou Gadzhimurad Antigulov no 2º round;
Said Nurmagomedov nocauteou Mark Striegl no 1º round.

MMA