Pan 2023: Brasileira perde a 1 segundo do fim e fica com prata no taekwondo

A brasileira Maria Clara Pacheco ficou a um segundo de uma medalha de ouro no taekwondo nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Ela perdeu a final para a canadense Skylar Zanetel, na categoria até 57kg, ao empatar o terceiro round, após sofrer punição com o cronômetro prestes a zerar.

O último terço a luta ficou em 15 a 15, e a igualdade favorecia Skylar, que, assim, terminou a luta com 2 a 1 no placar.

O que aconteceu

A brasileira começou bem a luta e venceu o primeiro round por 8 a 5. No segundo, conseguiu ter vantagem, mas sofreu a virada e perdeu por 15 a 9.

No terceiro round, Maria esteve em vantagem em alguns momentos, e chegou a ter cinco pontos à frente, mas sofreu o empate no fim.

No critério de desempate, a canadense tinha vantagem e conseguiu ficar com o ouro.

"A luta toda foi bem apertada, foi uma e outra virando. Estava 15 a 12 para mim, se eu não me engano, faltava pouco tempo. Então, cedi as faltas para não correr risco, e faltavam três segundos para acabar. A minha estratégia seria sair, para ela não chegar a perna em mim e não conseguir pontuar, e chutar para não levar punição por falta de competitividade, mas acabou que isso não aconteceu. Levei a falta e, no critério de desempate, ela vencia porque ela tinha acertado o chute em cima, que valia mais que os pontos que eu fiz no colete", explicou a brasileira.

Medalha de bronze

O brasileiro Lucas Ostapiv venceu David Robleto, da Nicarágua, por 2 a 0, e ficou com a medalha de bronze na categoria até 80kg.

Foi o segundo bronze do Brasil na modalidade. Paulo Ricardo chegou ao terceiro lugar do pódio ontem (21), ao vencer o equatoriano Adrian Ramon por 2 a 0.

Continua após a publicidade

PROGRAMA DESTINO: PARIS

Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.

CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP

Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes