Topo

30 segundos de comercial no Super Bowl custam quase R$ 32 milhões

Aaron Donald comemora vitória dos Rams e ida ao Super Bowl - Gary A. Vasquez-USA TODAY Sports
Aaron Donald comemora vitória dos Rams e ida ao Super Bowl Imagem: Gary A. Vasquez-USA TODAY Sports

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

06/02/2022 17h31

O Super Bowl é a grande final da NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos, e vai acontecer no dia 13 de fevereiro, em Los Angeles. Os ingressos mais baratos para o jogo entre Cincinnati Bengals e Los Angeles Rams custam cerca de R$ 32 mil, enquanto isso, apenas 30 segundos de anúncio publicitário na TV saem por cerca de R$ 32 milhões.

A audiência do Super Bowl é absurda nos Estados Unidos e bem relevante no resto do mundo, o que, obviamente, aumenta muito o preço dos comerciais. Os R$ 32 milhões são a média das propostas que a NBC, emissora que transmitirá o jogo, recebeu, mas, geralmente, as propagandas têm duração de um minuto, o que dobra o preço da propaganda.

Para se ter uma ideia, o Super Bowl no ano passado foi assistido por 96 milhões de pessoas e 30 segundos de propaganda custavam cerca de R$ 30 milhões. Para esse ano, se espera uma audiência ainda maior, por isso, o aumento nos preços.

É interessante ressaltar que a Oakberry, empresa brasileira com foco em alimentação saudável, principalmente em açaí, foi a primeira marca brasileira a estar presente no Super Bowl. Os torcedores que foram ao estádio no ano passado, em Miami, puderam aproveitar os produtos da empresa, que tem três franquias no país já.

Além do jogo, é preciso ressaltar que o show do intervalo é uma grande atração e, muitos dos espectadores, assistem o jogo apenas por causa da atração musical ou sintonizam no canal única e exclusivamente por isso. Nessa temporada, Eminem, Snopp Dogg, Dr. Dre, Kendrick Lamar e Blige. Vale ressaltar também que, no Super Bowl, o intervalo entre o primeiro e o segundo tempo é mais longo que nos outros jogos da NFL.

É importante lembrar que, aqui no Brasil, o Super Bowl voltará a ser transmitido em TV aberta depois de 20 anos, dessa vez, passando na RedeTV!, que adquiriu os direitos. Na TV fechada, o jogo passa há anos tradicionalmente na grade da ESPN.