Topo

Karine Alves rebate comentário sobre racismo ao vivo: 'Gente desinformada'

Karine Alves é apresentadora do Troca de Passes, do SporTV  - Divulgação
Karine Alves é apresentadora do Troca de Passes, do SporTV Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/12/2020 00h22

A apresentadora Karine Alves, do 'SporTV', rebateu um comentário feito por um telespectador sobre racismo durante o 'Troca de Passes'. Enquanto o programa repercutia a partida entre PSG e Istanbul, pela Liga dos Campeões, paralisada após um episódio de racismo envolvendo o quarto árbitro e um integrante da comissão técnica do time turco, um homem enviou uma mensagem pelo Twitter classificando o ocorrido como um 'falso caso de racismo'.

"Eu gosto sempre de dar espaço para quem está participando com a gente, se posicionando. É importante a gente escutar opiniões contrárias às nossas e que são polêmicas, e mostram porque a gente ainda está vivenciando tudo isso. A cabeça das pessoas. Olha só, o Julio colocou para nós aqui: 'se tivesse chamado japonês de japonês, albino de branquelo, indígena de índio, tudo normal'. Isso nas palavras do Julio", contou.

Ela continuou reproduzindo o texto enviado pelo telespectador. "'Chamar um negro de negro, e isso é racismo? Racismo é abominável e muito sério. Estão usando falsos casos de racismo' isso na opinião do Julio - 'para aparecer'. E aí ele fala da mídia, que a mídia 'adora e lacra'. Olha, infelizmente, Julio, esse pensamento que você tem é o de muita gente desinformada", rebate Karine.

"Não consegue interpretar. Quando, em uma partida, a gente precisa falar 'aquele preto ali'? É sensibilidade, é entender, é interpretação. E isso é um problema sério no Brasil, interpretação de texto não existe mais. As pessoas estão confundindo injúria racial e racismo com falsos... Existe falso crime? É tão absurdo. E é importante a gente mostrar pessoas como o Julio, que ainda pensam desta forma. Peço encarecidamente que vocês leiam, se informem - e não só com pessoas negras. Eu não sou 'blackpedia', não tenho que ficar ensinando ninguém a ser antirracista. Aprenda por você mesmo, por favor", concluiu.

O jogo entre PSG e Istanbul foi paralisado aos 15 minutos do primeiro tempo, quando o placar ainda estava em 0 a 0, quando o jogador Demba Ba ouviu o quarto árbitro Sebastian Coltescu se referir ao assistente técnico Pierre Webo como "aquele negro ali". O jogo deve recomeçar, com um novo quarteto de arbitragem, hoje (9), às 14h55 (Horário de Brasília), 18h55 no horário local.