Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

Vítima de racismo, Webo diz que 4º árbitro mandou 'retirar esse negro'

Do UOL, em São Paulo

08/12/2020 21h47

Pierre Webó, ex-jogador camaronês e membro da comissão técnica do Istanbul, falou sobre o caso de racismo que suspendeu a partida de sua equipe contra o PSG pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Segundo o jornal Marca, Webó afirmou em entrevista à rádio Onda Cero, da Espanha, que o quarto árbitro da partida, o romeno Sebastien Coltescu, se dirigiu a ele dizendo "retire esse negro".

A partida foi paralisada pouco antes dos 15 minutos do primeiro tempo depois que o atacante Demba Ba, do Istanbul, questionou o quarto árbitro, o romeno Sebastien Coltescu, por uma expressão racista direcionada a Pierre Webó. Neymar e Mbappé, do PSG, engrossaram o coro e as equipes se retiraram de campo. O jogo ainda estava 0 a 0.

"Você nunca diz: 'este cara branco', você diz 'este cara'. Então me ouça, por que quando você menciona um cara negro você diz 'este cara negro?", questionou Demba Ba.

Imediatamente, os atletas dos dois times foram conversar com o árbitro. Leonardo, diretor de futebol do PSG, também entrou em campo. Em imagens veiculadas pelo Esporte Interativo, Neymar e Mbappé disseram ao juiz da partida que não jogariam se o quarto árbitro estivesse em campo. Após cerca de 15 minutos de indefinição, os atletas dos dois times saíram de campo.

Entidade vai investigar o caso

A Uefa, que organiza a Liga dos Campeões, disse que vai 'conduzir uma investigação aprofundada' para apurar o que houve na partida.

"A UEFA está ciente de um incidente ocorrido durante o jogo desta noite da Liga dos Campeões entre o Paris Saint-Germain e o Istanbul Basaksehir e vai conduzir uma investigação aprofundada", escreveu a entidade em sua conta oficial no Twitter. "O racismo e a discriminação em todas as suas formas não têm lugar no futebol", completou.

Diversos jogadores e clubes, principalmente franceses, se manifestaram nas redes sociais após o quarto árbitro da partida entre PSG e Istanbul ser acusado de racismo durante o jogo. A partida da Liga dos Campeões foi suspensa e será retomada amanhã com uma outra equipe de arbitragem, às 18h55, no horário local, 14h55 de Brasília.

Atacante do PSG, o francês Kylian Mbappé publicou em sua conta oficial no Twitter uma mensagem de apoio a Webo, membro da comissão técnica do Istanbul que teria sido alvo das ofensas. "Diga não ao racismo. Webo, estamos com você", escreveu Mbappé.