Topo

"Show do Esporte" estreia com nostalgia e repercussão, mas sem grande Ibope

Glenda e Elia Júnior no comando do novo "Show do Esporte", que estreou hoje (20), na Band  - Reprodução/Band
Glenda e Elia Júnior no comando do novo "Show do Esporte", que estreou hoje (20), na Band Imagem: Reprodução/Band

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

20/09/2020 14h54

A Band retornou hoje (20) com a maratona esportiva "Show do Esporte", que marcou época na emissora entre os anos 1980 e 1990, quando foi idealizado e comandado por Luciano do Valle. Desta vez, o comando é de Elia Júnior, que fez parte da equipe clássica, e de Glenda Kozlowski, contratada após encerrar uma passagem de 23 anos pela Globo e uma estada relâmpago no SBT, onde não chegou a estrear.

No primeiro dia, o tom de nostalgia tomou conta claramente. Além disso, a repercussão nas redes sociais foi bem alta. Mas o Ibope não teve grandes alterações em relação ao que a Band marca normalmente aos domingos.

O programa entrou no ar às 10h para São Paulo e parte da rede, só começando para todo o Brasil às 10h25. Glenda e Elia apresentaram algumas reportagens e contaram o que mostrariam neste "reboot" da atração. Quando começaram para todo o país, mal falaram, porque precisavam entregar o horário para a transmissão de RB Leipzig x Mainz 05, pelo Campeonato Alemão. Inclusive, este pessoal que entrou mais tarde perdeu o clipe inicial, com os melhores momentos da fase clássica do programa, usado para abrir a maratona na sua reestreia.

Mas foi a transmissão que teve seu momento mais celebrado, afinal, neste ano, o Alemão só terá exibição na TV pela Band. Durante a exibição, uma gafe: o narrador Cacá Fernando falou, por diversas vezes, que era a primeira vez que o Campeonato Alemão era exibido na TV aberta, mas não é fato. Em 1991, a TV Cultura foi a pioneira na exibição da Bundesliga, inclusive numa equipe lembrada até hoje que contava com Gerd Wenzel, José Trajano e o próprio Cacá Fernando, que fez a partida na manhã de hoje.

Outro momento celebrado foi a participação de Rafael Oliveira, comentarista recém-contratado e também colunista do UOL Esporte. Comentando o jogo junto com Denílson, o ex-jogador elogiava o conhecimento do colega o tempo todo. "Chegou chegando, garoto", disse o pentacampeão. No Twitter, o programa ganhou depoimentos emocionados de jornalistas e telespectadores, o que fez a tag #ShowDoEsporte virar líder entre os assuntos mais comentados da rede social.

Além do Campeonato Alemão, o "Show do Esporte" exibiu o Campeonato Italiano, o Brasileirão Feminino e na próxima semana, começa a exibir o Brasileirão sub-20. A expectativa da emissora é, aos poucos, recuperar o prestígio do telespectador que não tem acesso a TV por assinatura para assistir eventos esportivos nos domingos da emissora do Morumbi, como acontecia décadas atrás. Neste primeiro momento, não houve muitas alterações.

Com Alemão e o Italiano, a Band variou entre 1 e 2 pontos de audiência na Grande São Paulo, ficando em quarto lugar. Em alguns momentos, perdeu para a TV Cultura.

O índice não é diferente do que a Band marcou na semana passada com seriados japoneses clássicos como "Jaspion" e o programa "Band Esporte Clube". A depender do jogo exibido, a expectativa é que esse índice suba. Mas o mais importante para a Band neste primeiro momento, como Glenda Kozlowski disse na abertura do programa, é dizer que a emissora é, novamente, "o canal do esporte".