Topo

Vasco

Após confusão sobre decreto, Globo vai exibir filme em vez de Vasco x Macaé

Chris Pratt tenta controlar os velociraptors em "Jurassic World": filme volta à grade da Globo no Rio - Divulgação
Chris Pratt tenta controlar os velociraptors em "Jurassic World': filme volta à grade da Globo no Rio Imagem: Divulgação

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

20/06/2020 17h43Atualizada em 20/06/2020 22h28

As idas e vindas da Prefeitura Rio de Janeiro neste sábado (20) com um decreto que suspenderia de competições esportivas na cidade resultaram em mudança na grade da Globo. A emissora decidiu que não iria exibir a partida entre Vasco x Macaé, inicialmente programada para este domingo (21), às 16h, pelo Campeonato Carioca. Mas o duelo foi, por fim, adiado para quarta-feira (24). Seria a retomada do futebol na emissora carioca após mais de três meses de paralisação pela pandemia do novo coronavírus.

O jogo do clube seria exibido para Rio de Janeiro, Distrito Federal e mais 14 estados. No lugar do jogo do Vasco entra o filme "Jurassic World", que já seria exibido no horário para a outra parte da rede, incluindo o estado de São Paulo. A emissora ainda não decidiu se vai transmistir a partida em sua nova data marcada.

Com sua decisão, a Globo acaba retomando seu plano original. Houve muito debate interno se a emissora retornaria a transmissão das partidas de futebol carioca no fim de semana, principalmente pelo fato de o protocolo da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) não era considerado muito seguro. Isso foi explicitado pela emissora em carta enviada durante a semana para a federação.

Mesmo assim, o Grupo Globo decidiu ir em frente e iria transmitir os jogos marcados de Vasco, Fluminense e Botafogo para os próximos dias, seguindo uma série de protocolos, como narração em estúdio, câmeras reduzidas para a transmissão campo de jogo e equipe de reportagem limitadas, bem como a exclusão de profissionais que fazem parte do grupo de risco do Covid-19.

Além disso, havia a questão jurídica. A Globo temia não exibir os jogos do Carioca dos outros clubes e ter problemas. Por isso, optou por seguir o contrato com os seus parceiros. A expectativa é que, tão logo o campeonato seja liberado novamente, os jogos sejam transmitidos.

Vasco