PUBLICIDADE
Topo

Paródia que relaciona Jogos de Tóquio à covid-19 irrita organização

Capa de revista do Clube de Correspondentes Estrangeiros do Japão com paródia - Reprodução
Capa de revista do Clube de Correspondentes Estrangeiros do Japão com paródia Imagem: Reprodução

Da AP

19/05/2020 08h22

As autoridades olímpicas de Tóquio estão furiosas porque o emblema dos jogos foi usado no design da capa de uma revista local que combina o logotipo com o coronavírus.

A porta-voz de Tóquio, Masa Takaya, disse hoje que os organizadores solicitaram ao Clube de Correspondentes Estrangeiros do Japão (FCCJ) que retirem a imagem.

Takaya não respondeu a uma pergunta direta se o comitê organizador estava planejando uma contestação legal. Ele disse que as negociações estão ocorrendo "de maneira privada" com o clube de jornalistas estrangeiros de Tóquio.

"É muito decepcionante ver o emblema dos jogos sendo distorcido e associado ao novo coronavírus, que afeta a vida humana, a vida das pessoas, a economia e nossa sociedade", disse Takaya.

"O design está claramente usando o design do emblema olímpico. Portanto, consideramos uma violação de nossos direitos autorais legalmente garantidos do emblema olímpico de Tóquio 2020 ".

Masa Takaya disse que o comitê organizador ainda não recebeu uma resposta formal ao seu pedido. O emblema "parecido", que tinha covid-19 escrito abaixo, foi publicado na capa da edição de abril da revista do clube. Também apareceu em uma edição online. O clube ainda não comentou a situação.

Um artigo sobre o logotipo publicado há vários dias pelo jornal Asahi Shimbun apontou o artista como sendo Andrew Pothecary. Ele foi identificado como um designer britânico baseado no Japão e que atua como diretor de arte da revista.

O artista disse que via o design como uma paródia, apesar de outros designers entrevistados pelo jornal sugerirem que a paródia era difícil com tópicos como vírus e pandemia."É insensível que muitas pessoas sejam afetadas", disse Takaya.

Olimpíadas