Topo

COI e Tóquio-2020 se reúnem nesta semana para discutir data de Olimpíada

Presidente da Tóquio-2020, Yoshiro Mori -
Presidente da Tóquio-2020, Yoshiro Mori

Do UOL, em São Paulo*

30/03/2020 07h36

O presidente de Tóquio-2020, Yoshiro Mori, disse hoje que espera conversar com o presidente do COI, Thomas Bach, nesta semana sobre possíveis datas e outros detalhes para a Olimpíada.

O Comitê Olímpico Internacional e os organizadores japoneses adiaram na semana passada os Jogos para 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus.

"Antecipo que falarei com o presidente Bach esta semana", disse Mori, na abertura de uma reunião do conselho executivo do comitê organizador.

Mori disse repetidamente que a Olimpíada será realizada até o próximo verão - no hemisfério norte - e muitos relatórios sugerem que será no mesmo período de julho a agosto.

Os Jogos deste ano estavam marcados para serem realizados entre os dias 24 de julho e 9 de agosto. As semanas correspondentes no próximo ano significariam uma cerimônia de abertura no dia 23 de julho, mas existe a possibilidade de a Olimpíada ser disputada ainda no primeiro semestre, durante a primavera japonesa.

"As opiniões de ambos os lados foram compiladas, seja primavera ou verão. Existem opiniões para ambas as opções e ambas têm vantagens e desvantagens que estão sendo comparadas e serão decididas", disse.

Após semanas de espera, os organizadores locais e o COI foram adiados na semana passada diante da pressão de atletas, organismos olímpicos nacionais e federações esportivas.

A decisão sobre uma data deve chegar rapidamente.

* Com informações da agência AP.