Topo

OPINIÃO

Blogueiros: adiamento olímpico é chance para dar fim ao torneio de futebol?

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe em reunião com outros membros do governo em Tóquio - JIJI PRESS/AFP
O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe em reunião com outros membros do governo em Tóquio Imagem: JIJI PRESS/AFP

Do UOL, em Santos (SP)

30/03/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Blogueiros opinam sobre permanência (ou não) do futebol nas Olimpíadas
  • André Rocha: "Incharam o calendário do futebol, não tem mais cabimento"
  • "Futebol é um esporte tradicional nas Olimpíadas", analisa Menon
  • Milton Neves: "Futebol deve continuar. Quanto mais futebol, melhor"

O adiamento dos Jogos Olímpicos do Japão 2020 por conta do coronavírus fez uma questão importante ser levantada em relação ao futebol: será que a modalidade (na categoria masculina) deveria já ser excluída das Olimpíadas? Não apenas nesta edição, mas para sempre...

Nós acionamos os blogueiros do UOL Esporte para falar sobre a hipótese, e o tema divide opiniões. Ainda assim, a maioria dos jornalistas ainda defende que o futebol continue como um dos esportes dos Jogos Olímpicos. Confira o que cada um pensa:

ANDRÉ ROCHA

Sim, deve acabar. Incharam o calendário mundial do futebol, não tem mais cabimento. Ainda mais porque a preparação exige convocações para amistosos. Hoje é sem sentido.

Leia o blog do André Rocha.

MARCEL RIZZO

Não. Regulamento com limite de idade é interessante, dá a chance a novatos e pode ter estrelas com a liberação de três acima dos 23. Pessoal não gosta porque tira jogador de clube, então o problema não é a Olimpíada, mas o calendário.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MAURO CEZAR

Sim!!!! Rapidamente, pelamordeDeus. por favor. Feminino não, talquei?

Leia o blog do Mauro Cezar.

MENON

Não, absolutamente não. Futebol é um esporte tradicional nas Olimpíadas, está no programa olímpico desde há muito tempo. E é um dos mais esperados e mais vistos.

Leia o blog do Menon.

MILTON NEVES

Futebol deve continuar no Jogos. Quanto mais futebol, melhor! A Olimpíada dá experiência a jogadores mais jovens que depois vão defender a seleção brasileira em Copa do Mundo.

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

Não vejo motivo para o futebol ser excluído da próxima Olimpíada e nem definitivamente. A exclusão no Japão seria injusta com os atletas que se prepararam para estar lá. Até vejo com bons olhos a ideia de aumentar a idade limite em um ano em Tóquio para que quem estaria dentro não fique de fora. Além de não banir a modalidade dos Jogos, eu ainda liberaria para as edições futuras a entrada de jogadores de todas as idades. Seria espetacular ver os melhores boleiros do mundo na maior reunião esportiva do planeta. Quanto ao calendário do futebol brasileiro, o problema dele não é a Olimpíada. O que atrapalha é a maldita mania de deixar as competições inchadas para agradar ao maior número de cartolas possível. O tamanho dos Estaduais é indecente. Já o Brasileirão teria um nível melhor com 16 equipes e ao mesmo tempo aliviaria um pouco a maratona de partidas.

Leia o blog do Perrone.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Nunca fui a favor do futebol masculino nas Olimpíadas. É o único esporte em que não estão os melhores do mundo, por causa da limitação de idade. Qual o sentido, então. Mas não creio que o COI acabe com ele. Deveria, mas não acredito que vá fazer.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.