Topo

Mesatenista síria de 11 anos garante vaga nas Olimpíadas de Tóquio

Hend Zaza, tenista de mesa síria de apenas 11 anos classificada para as Olimpíadas - Reprodução / Twitter @JordanOlimpic
Hend Zaza, tenista de mesa síria de apenas 11 anos classificada para as Olimpíadas Imagem: Reprodução / Twitter @JordanOlimpic

Do UOL, em São Paulo

06/03/2020 12h51

Hend Zaza disputará os Jogos Olímpicos de 2020 na modalidade de tênis de mesa. E com apenas 11 anos de idade. A jovem conseguiu a classificação após ganhar o Torneio Pré-Olímpico do Oeste Asiático, que ocorreu em fevereiro, na Jordânia, enfrentando e vencendo uma jogadora de 42 anos.

Zaza será uma das atleta mais jovem a participar da competição, com A skatista britânica Sky Brown, de 12 anos e que também está classificada para Tóquio, é alguns meses mais velho que a mesatenista. Segundo o site Olympic.org, a pessoa mais nova que já recebeu uma medalha olímpica foi o ginasta grego Dimitrios Loundras, nos jogos de Atenas, em 1896. Ele tinha 10 anos e 218 dias de vida quando ficou com o bronze.

Além da idade, Zaza é a primeira atleta da Síria, entre homens e mulheres, a disputar na modalidade de tênis de mesa nos jogos olímpicos.

O torneio olímpico de tênis de mesa para mulheres vai começar no 25 de julho

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado anteriormente, os Jogos de Atenas citados ocorreram em 1896, e não 1986. O erro foi corrigido.