Topo

Coronavírus: COI agradece OMS e afasta chance de adiamento de Tóquio-2020

Em comunicado, entidade reforça os planos de realizar as competições entre 24 de julho e 9 de agosto - Alessandro Di Ciommo/NurPhoto via Getty Images
Em comunicado, entidade reforça os planos de realizar as competições entre 24 de julho e 9 de agosto Imagem: Alessandro Di Ciommo/NurPhoto via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/03/2020 16h28

O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou hoje um comunicado para expressar seu "pleno compromisso com o sucesso dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio".

No texto, a entidade reforça os planos de realizar as competições entre 24 de julho e 9 de agosto, afastando a possibilidade de um adiamento da programação para o fim do ano.

O Japão é um dos centros da epidemia internacional do novo coronavírus. Hoje, após reunião no Parlamento local, a ministra da Olimpíada do país, Seiko Hashimoto, admitiu a possibilidade de uma remarcação da Olimpíada para meses à frente.

"O contrato prevê a realização dos Jogos até 2020. Podemos interpretar que há permissão para um um adiamento", disse a ministra.

Autoridades locais, porém, mantêm os planos de realizar a Olimpíada de 2020 entre julho e agosto. O contrato informa que apenas o COI poderia cancelar as competições.

"Uma força-tarefa conjunta já havia sido criada em meados de fevereiro, envolvendo o COI, o comitê organizador Tóquio-2020, a cidade de Tóquio, o governo do Japão e a Organização Mundial da Saúde (OMS). O comitê executivo do COI agradece e apoia as medidas que estão sendo tomadas, que constituem uma parte importante dos planos de Tóquio de sediar Jogos seguros e protegidos", diz a nota.

"O COI continuará a seguir os conselhos da OMS, como a principal agência das Nações Unidas sobre esse assunto. O comitê executivo do COI agradeceu à OMS por seus valiosos conselhos e cooperação contínuos", acrescenta.

Coronavírus matou mais de três mil no mundo

redetv