Topo

COI: Tóquio-2020 terá proporção inédita entre atletas homens e mulheres

Anéis Olímpicos em Tóquio - Alessandro Di Ciommo/NurPhoto via Getty Images
Anéis Olímpicos em Tóquio Imagem: Alessandro Di Ciommo/NurPhoto via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/03/2020 14h59

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou hoje que a Olimpíada de Tóquio terá uma proporção inédita entre atletas homens e mulheres. Entre os competidores, 48,8% são mulheres informou hoje o órgão.

Com a mudança no perfil de competidores, o COI anunciou uma novidade na abertura do evento: Pela primeira vez na história, um atleta masculina e outra feminina irão representar seus países na cerimônia.

As informações foram divulgadas hoje pelo presidente do COI, Thomas Bach. "O COI está enviando outra mensagem extremamente forte ao mundo de que o equilíbrio de gênero é uma realidade nos Jogos Olímpicos", enfatizou Bach.

Além dessa mudança, o órgão decidiu também que cada Comitê Olímpico Nacional deverá ter no mínimo um representante do sexo masculino e outro feminino na equipe. É a primeira vez que tal exigência é feita em uma Olimpíada.

O COI disse ainda que esforços para equilibrar os participantes da competição vem sendo feitos há muito tempo em conjunto com Federações Internacionais em programas de incentivo e incentivando a participação feminina em mais categorias.

"O compromisso é de atingir um equilíbrio total de igualdade de gênero na Olimpíada de Paris, em 2024", informou o COI.

A Olimpíada de Tóquio está prevista para acontecer de 24 de julho a 9 de agosto.