PUBLICIDADE
Topo

Adversário de Medina nas quartas passou susto com tubarão-martelo em 2020

Francês Michel Bourez enfrentará Gabriel Medina nas quartas de final das Olimpíadas de Tóquio - OLIVIER MORIN/AFP
Francês Michel Bourez enfrentará Gabriel Medina nas quartas de final das Olimpíadas de Tóquio Imagem: OLIVIER MORIN/AFP

colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

26/07/2021 12h00

Adversário de Gabriel Medina nas quartas de final do surfe nos Jogos Olímpicos de Tóquio e na elite do surfe desde 2009, o francês Michel Bourez, 29º colado no ranking da WLS (World Surf League), está bem acostumado a enfrentar feras no mar; literalmente. No ano passado, ele quase foi abocanhado por um tubarão-martelo enquanto fazia uma travessia de foilboard (uma prancha motorizada).

Em suas redes sociais, Bourez contou na época que precisou usar a prancha para evitar que fosse mordido pelo animal. O tubarão-martelo mordeu a haste da prancha por duas vezes, mas o francês, por sorte, saiu ileso.

"Ele perseguiu meu foil e o mordeu, quebrando um pedaço. Então eu não pude continuar. Fiquei sentado na prancha e acenei para meus amigos que estavam em um barco para que viessem me resgatar", destacou o adversário de Medina.

"Depois de uns dois ou três minutos, senti que algo estava errado e fiquei alerta caso o tubarão voltasse. E ele retornou. Coloquei o foil entre ele e eu para me proteger, e ele mordeu novamente a prancha, antes de ir embora. Sobrevivi, tive sorte", disse Michel em vídeo.

Nascido na Polinésia Francesa, o surfista de 35 anos afirmou não guardar sentimento ruim após o ataque. Segundo ele, o "invasor" ali não era o tubarão.

"Sabemos o risco de nos machucar ou até morrer, mas o amor pelo esporte é muito forte. Toda vez que eu vou surfar no mar aberto vejo tubarões-martelo circulando, então, conheço o risco desde o início. O oceano é o mundo deles, e eu respeito isso! Sem sentimentos ruins! Ele só me deve uma nova haste", brincou.

Duelo contra Medina

A disputa entre Gabriel Medina e Michel Bourez está marcado prevista para começar às 19h36 (de Brasília). Eles vão se enfrentar na praia de Tsurigasaki, localizada a pouco mais de 100km de Tóquio.