Topo

Enem 2021 tem questão sobre Copa do Brasil e rende brincadeiras na web: 'Chutei mais que jogador'

Taça da Copa do Brasil 2020 no gramado do Allianz Parque, palco da final entre Palmeiras e Grêmio - Staff Images/CBF
Taça da Copa do Brasil 2020 no gramado do Allianz Parque, palco da final entre Palmeiras e Grêmio Imagem: Staff Images/CBF

28/11/2021 20h44

Nem em dia de prova de Enem os torcedores conseguem esquecer o futebol. Neste domingo, após a final da Libertadores e em dia de rodada do Brasileirão, os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio 2021 se surpreenderam com uma questão matemática com o tema esportivo e é óbvio que as redes sociais não perdoaram.

A pergunta abordava uma suposta homenagem da CBF aos clubes campeões da Copa do Brasil, até 2018, que são Cruzeiro, Grêmio, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Internacional, Criciúma, Vasco, Atlético-MG e Santos.

A prova aconteceu um dia após o Palmeiras vencer o Flamengo na final da Libertadores, no Uruguai, por 2 a 1. Alguns torcedores cariocas ironizaram a questão, dizendo que não conseguiram esquecer a derrota rubro-negra nem no exame.

Este foi o segundo dia de provas, com 45 perguntas sobre Matemática e Ciências da Natureza. De acordo com dados divulgados do Inep, como a prova do Enem não recebe atualizações em seu banco de questões desde 2018, a pergunta está formulada desde aquele ano e, desde então, Athletico Paranaense e Palmeiras venceram a Copa. Neste ano, Atlético Mineiro e Athletico-PR disputam a final, em dezembro.

Os internautas brincaram bastante também com a questão de alguns gigantes do futebol brasileiro, como São Paulo, nunca terem vencido uma Copa do Brasil.