Topo

Inter e Santos empatam e se complicam na briga por vaga na Libertadores

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/11/2021 20h54

Internacional e Santos ficaram (bem) mais longe de um lugar na Copa Libertadores de 2022. Hoje (28), no estádio Beira-Rio, o time gaúcho saiu na frente, mas a equipe santista reagiu e empatou o jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O placar de 1 a 1 resistiu até o fim, mesmo com um chute na trave do lado colorado e duas ótimas chances com o alvinegro.

O gol do Inter foi marcado nos acréscimos do primeiro tempo, com Luiz Felipe contra. E o empate do Santos veio dos pés de Marcos Leonardo, no início da etapa final.

O Internacional, agora, soma 48 pontos e é nono colocado. O Santos chegou aos 46 e ocupa a 11ª posição. O time gaúcho precisa de duas vitórias na reta final para tentar uma vaga na fase preliminar da Libertadores. A equipe de Fábio Carille também precisa de 100% de aproveitamento, além de combinação de resultados paralelos.

A equipe de Diego Aguirre fica um ponto atrás do Ceará, último dentro do G8. Nas últimas rodadas, o time de Tiago Nunes enfrenta Flamengo e América-MG. O Fluminense, que perdeu de virada para o Atlético-MG, segue com 51 pontos e é o sétimo na tabela.

Na próxima rodada, o Internacional recebe o Atlético-GO e o Santos visita o Flamengo. Os dois jogos serão na segunda-feira (6), às 20h (de Brasília). A última partida do ano para os colorados é diante do Red Bull Bragantino, fora de casa, enquanto o Peixe recebe o Cuiabá. Todos os duelos da 38ª rodada serão na quinta-feira (9).

Quem brilhou: Marcos Leonardo

Atacante empatou o jogo e criou outra grande jogada logo depois. Com agilidade e técnica, Marcos Leonardo incomodou a defesa do Internacional. Marcou o terceiro gol em 90 minutos no time principal do Santos

Quem decepcionou: Yuri Alberto

De volta após lesão no pé, artilheiro do Inter perdeu duas boas chances. No resto da partida, sofreu as consequências da atuação tímida do time gaúcho.

Da festa com "Arerê" às vaias ao time

Toda felicidade dos colorados com o virtual rebaixamento do Grêmio apareceu no Beira-Rio. Antes de a bola rolar e no intervalo, vários torcedores entoaram "Arerê! O Grêmio vai jogar a Série B!". A paródia sobre a queda do rival, no entanto, saiu do repertório no segundo tempo. O público passou a vaiar o time, que caiu muito de rendimento e foi dominado.

Inter perde gol incrível e ganha "presente"

É verdade que o Internacional terminou o primeiro tempo com 11 chutes a gol, mas também é preciso dizer que o time gaúcho não apresentou pressão. Criatividade. A maioria das conclusões surgiram na tentativa de surpreender, de longe. Ainda assim, foi do time da casa a grande chance antes do intervalo. Em boa jogada entre Edenilson e Taison, Patrick ficou com a oportunidade e perdeu. Nos acréscimos, o mesmo camisa 88 chutou e Luiz Felipe mandou contra o próprio gol. Um presente para a tentativa com transpiração.

Santos assiste Taison reger o jogo

O desempenho do time de Fábio Carille foi constante no primeiro tempo. Longe do gol, o Santos deixou espaço à frente da área e viu Taison distribuir as jogadas com liberdade. Não à toa, o gol que abriu o placar nasceu justamente em jogada que o camisa 10 iniciou.

Aguirre faz quatro trocas em 16 min

Carille à beira do gramado na partida do Santos contra o Internacional - Pedro H. Tesch/AGIF - Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

No intervalo, Diego Aguirre tirou Johnny para entrada de Zé Gabriel. O Santos mudou completamente o jogo e fez o Inter mudar outras vezes de forma atípica. Aos 10 min, Patrick foi sacado para entrada de Mauricio. E aos 16, foi a vez de Saravia e Palacios saírem para entradas de Heitor e Gabriel Mercado.

Carille faz jogo virar do avesso

Madson e Lomba disputam lance em jogo entre Internacional e Santos - Pedro H. Tesch/AGIF - Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Se o Santos não teve quase nenhuma chance no primeiro tempo, nos 15 minutos iniciais da segunda etapa foi totalmente diferente. Mais à frente, e com Camacho no lugar de Felipe Jonathan, o time mudou a história do jogo. Empatou rápido e teve outras duas oportunidades incríveis para marcar. Além de gol anulado por impedimento

Cronologia do jogo

Patrick pegou rebote e chutou para o gol, mas Luiz Felipe desviou contra. Foi aos 46 minutos do primeiro tempo. No primeiro minuto da etapa final, o Santos empatou. Com Marcos Leonardo. Aos quatro, ele mesmo virou o placar, mas o lance foi anulado por impedimento (claro).

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 1 X 1 SANTOS

Data e hora: 28/11/2021 (domingo), às 19h (horário de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Cartões amarelos: Johnny (INT)
Gols: Luiz Felipe (contra) (INT), aos 46 minutos do primeiro tempo; Marcos Leonardo, aos dois minutos do segundo tempo (SAN)

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Saravia (Mercado), Bruno Méndez, Cuesta e Moisés; Johnny (Zé Gabriel), Edenilson, Palacios (Heitor), Taison e Patrick (Maurício); Yuri Alberto
Técnico: Diego Aguirre

SANTOS: João Paulo; Kaiky, Luiz Felipe e Danilo Boza; Madson, Vinicius Zanocelo (Sandry), Felipe Jonathan (Camacho) e Lucas Braga; Gabriel Pirani (Lacava), Ângelo (Sánchez) e Marcos Leonardo (Raniel)
Técnico: Fábio Carille