Topo

Eliminatórias Europeias

Com gol contra, Croácia bate Rússia e garante vaga na Copa do Mundo

O croata Dejan Lovren disputa bola com o russo Zelimkhan Bakaev durante confronto pelo Grupo H das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo do Qatar - 14/11/2021 - ANTONIO BRONIC/REUTERS
O croata Dejan Lovren disputa bola com o russo Zelimkhan Bakaev durante confronto pelo Grupo H das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo do Qatar - 14/11/2021 Imagem: ANTONIO BRONIC/REUTERS

14/11/2021 12h56

Classificação e Jogos

A Croácia está classificada para a Copa do Mundo de 2022. Neste domingo (14), pela última rodada do Grupo H das Eliminatórias Europeias, a atual vice-campeã mundial recebeu a Rússia em confronto direto, e venceu por 1 a 0. Debaixo de muita chuva, o único gol do jogo foi contra, marcado pelo lateral-esquerdo Fedor Kudryashov, aos 35 minutos do segundo tempo. Os russos disputarão a repescagem.

Com a vitória, a Croácia chegou a 23 pontos e ultrapassou a Rússia, que termina as Eliminatórias Europeias com 22 pontos. Ainda no Grupo H, Eslováquia e Eslovênia ficaram com 14 pontos, enquanto Malta e Chipre fecham a chave com apenas cinco pontos.

Pressão croata

Jogando em casa e contando com o apoio de seu torcedor, a Croácia se lançou ao ataque desde o começo e foi quem criou as melhores oportunidades de gol. Na etapa inicial, foram 10 finalizações contra nenhuma dos russos. A melhor delas foi com Brozovic, que arriscou de fora da área, e viu a bola passar perto.

O segundo tempo teve o mesmo ritmo da etapa inicial, com a Croácia indo para cima e buscando o gol para abrir o marcador. De cabeça, Kramaric teve boa chance, mas parou em defesa do goleiro Safanov. Jogando pelo empate, a Rússia não abriu mão de sua proposta, abdicou do ataque e tentou se defender para conseguir o empate.

croatas - Divulgação/Federação Croata de Futbol (HNS) - Divulgação/Federação Croata de Futbol (HNS)
Jogadores da Croácia comemoram gol contra que garantiu o país na Copa do Mundo de 2022
Imagem: Divulgação/Federação Croata de Futbol (HNS)

Gol contra define o jogo

Para a Rússia, o empate era visto como vitória. E a equipe comandada por Valeriy Karpin se segurou até os 35 minutos do segundo tempo. Borna Sosa, da Croácia, cruzou da esquerda, a bola atravessou toda a área e bateu no lateral-esquerdo russo Fedor Kudryashov para morrer no próprio gol. Na sequência, a Rússia, que só tinha finalizado uma vez no jogo, se lançou ao ataque desesperadamente, mas sem eficiência para empatar.

Temporal

Se abrir a defesa russa já parecia uma tarefa difícil para a Croácia, a forte chuva que caiu em Split, castigando o gramado do estádio Poljud, dificultou as coisas. No segundo tempo, o temporal se intensificou e os croatas apelaram para os cruzamentos. E foi por meio de um deles que chegaram ao gol.

torcida - Reprodução/Twitter @HNS_CFF - Reprodução/Twitter @HNS_CFF
Torcida croata encarou a chuva para ver a seleção do país garantir vaga para a Copa do Mundo
Imagem: Reprodução/Twitter @HNS_CFF

Sequência

Com a vaga garantida, a Croácia espera pelo sorteio da Fifa, que definirá os grupos da Copa do Mundo do Qatar no dia 1º de abril de 2022, em Doha. A Rússia, que disputará a repescagem, ainda não sabe quem será seu adversário. Os jogos deverão ocorrer em junho do próximo ano.