Copa 2023: Conheça a jogadora que bateu o recorde de Cristiano Ronaldo

Kika Nazareth, de 20 anos e 8 meses, quebrou o recorde de atleta mais jovem a marcar um gol pela seleção portuguesa em Copas do Mundo, que pertencia a Cristiano Ronaldo — ele fez em 2006, aos 21 anos e 4 meses.

Quem é Kika Nazareth

A atacante foi revelada pelo Benfica, e estreou no time principal muito cedo, aos 16 anos. Desde então, ela ajudou o clube a conquistar o campeonato nacional três vezes consecutivas nas últimas três temporadas, com uma média superior a 0,5 gol por jogo - 53 tentos em 90 jogos. Além disso, ela distribuiu 25 assistências no período.

Francisca, o nome de batismo, também foi precoce na seleção portuguesa - a atacante estreou na equipe principal das Navegadoras aos 17 anos. São 29 jogos e sete gols anotados, que fizera dela o desfalque mais sentido na estreia lusitana — derrota por 1 a 0 para a Holanda.

Em campo contra o Vietnã, ela marcou aos 21 minutos o segundo gol da primeira vitória portuguesa em uma Copa do Mundo. Telma Encarnação havia marcado aos sete minutos o primeiro da partida. O triunfo deixou a seleção portuguesa viva no Grupo E - encara os Estados Unidos na última rodada.

A lisboeta foi escolhida pelo jornal lusitano "Expresso" como um dos 50 nomes de Portugal para o futuro. Antes, ficou no top-10 da primeira edição do prêmio "Golden Girl", em 2022, dado à melhor jogadora sub-21 - a alemã Jule Brand ficou com o primeiro lugar.

Kika é a primeira jogadora agenciada por Jorge Mendes - o mesmo empresário de Cristiano Ronaldo, que já viu um de seus recordes cair para a conterrânea, que carrega o número 20 na camisa. A atacante também é famosa por lances plásticos e golaços pela seleção e pelo Benfica

Quando estou no campo é a intuição que manda. Eu não penso. Não estou vendo a Carole [Costa, zagueira da seleção] com a bola e pensando se ela vai passar aqui e depois eu vou fazer algo. Acho que tudo me sai sem pensar. Sou assim desde pequenina. O fato de ter jogado na rua, sem regras, sem ninguém a dizer que tinha de fazer isto ou aquilo -- que hoje em dia é importantíssimo --, até há relativamente pouco tempo, me deu isto. Jogar na rua, sem regras, me deu a capacidade de decidir por intuição
Kika Nazareth, em entrevista ao site da Fifa.

Deixe seu comentário

Só para assinantes