Holanda confirma favoritismo e vence Portugal com gol validado pelo VAR

Atual vice-campeã do mundo, a Holanda estreou na Copa Feminina com vitória sobre Portugal por 1 a 0, em jogo válido pelo Grupo E, no Forsyth Barr Stadium, em Dundine, na Nova Zelândia.

O que aconteceu

O único gol da partida foi marcado por Stefanie van de Gragt, aos 15 minutos do primeiro tempo. O tento chegou a ser anulado, mas foi validado após revisão do VAR.

A Holanda, agora, é a segunda colocada do Grupo E, atrás dos EUA, que têm a mesma pontuação (3), mas levam vantagem no saldo de gols (3 a 1). Portugal é a terceira colocada da chave, que ainda conta com o Vietnã.

Na próxima rodada, Holanda e EUA reeditam a final da última Copa do Mundo, enquanto Portugal encara o Vietnã. O primeiro jogo está marcado para dia 26 (quarta-feira), enquanto o segundo será no dia seguinte.

Curiosidade

Muitas lágrimas antes do jogo. Portugal fez sua estreia em Mundiais Femininos, e a primeira participação levou as jogadoras a um momento emocionante. Várias atletas choraram durante a execução do hino nacional português.

Como foi o jogo

Domínio total da Holanda. Aparentemente sem muito esforço, as holandesas dominaram o jogo no primeiro tempo e construíram as melhores chances. A vantagem de um gol antes do intervalo ficou barata para as portuguesas.

Portugal equilibra o jogo, mas não consegue o empate. Se no primeiro tempo as portuguesas não conseguiram finalizar, o cenário mudou na segunda metade do jogo. Sem a mesma facilidade do primeiro tempo, as holandesas não tiveram boas oportunidades, e o jogo ficou mais truncado. No fim, a seleção portuguesa pressionou, mas parou na defesa bem postada da Holanda.

Continua após a publicidade

Gols e lances importantes

1x0: Aos 15 minutos, após cobrança de escanteio na segunda trave, Stefanie van der Gragt subiu e cabeceou para baixo, superando a goleira Inês Pereira. A princípio, a arbitragem anulou o gol por impedimento de Roor, considerando que ela atrapalhou a arqueira portuguesa. Após revisão no VAR, no entanto, o lance foi validado.

Quase o segundo! Aos 24, em nova cobrança de escanteio, Record é quem aparece para cabecear. Sozinha, ela manda por cima, mas a bola passa muito perto do travessão.

Quase um golaço! Telma faz linda jogada pela direita, invade a área e bate forte. Van Domseelar faz ótima defesa e impede o empate.

FICHA TÉCNICA
Holanda 1 x 0 Portugal

Competição: 1ª rodada do Grupo E da Copa do Mundo
Local: Forsyth Barr Stadium, em Dunedin, Nova Zelândia
Público: 11.991
Data e horário: 23 de julho de 2023, às 4h30 (domingo)
Árbitra: Kateryna Monzul (UCR)
Cartões amarelos: Van de Donk (HOL); Jéssica Silva e Diana Gomes (POR)
Gols: Van der Gragt, aos 15 minutos do primeiro tempo

Continua após a publicidade

Holanda: Van Domselaar; Spitse, Van der Gragt e Janssen; Groenen; Pelova (Castarij), Roord, Van de Donk (Egurrola) Brugts; Beerensteyn (Snoeijs) e Martens. Técnico: Andries Jonker.

Portugal: Inês Pereira; Ana Borges; Diana Gomes, Carole e Amado (Lúcia Alves); Dolores (Kika), Fátima Pinto, Tati Pinto e Andreia Norton (Andreia Jacinto); Jéssica Silva e Diana Silva (Telma). Técnico: Francisco Neto.

Deixe seu comentário

Só para assinantes