Copa 2023: Japão supera VAR e vence Zâmbia na maior goleada do Mundial

Campeão mundial em 2011, o Japão estreou hoje na Copa do Mundo Feminina contra a Zâmbia, pelo Grupo C, e aplicou a maior goleada da competição até aqui: 5 a 0.

O que aconteceu

Miyazawa, duas vezes, Mina Tanaka, Jun Endo e Ueki marcaram os gols do Japão. A seleção nipônica ainda teve dois gols anulados pelo VAR por impedimento. A equipe também teve um pênalti invalidado pelo mesmo motivo.

Com o resultado, o Japão assumiu a liderança do Grupo C, com três pontos e cinco gols de saldo, dois a mais que a Espanha. A Zâmbia é a lanterna da chave, que ainda conta com a Costa Rica.

Na próxima rodada, o Japão enfrenta a Costa Rica, enquanto a Zâmbia encara a Espanha. Os dois jogos acontecem no dia 26 (quarta-feira).

Como foi o jogo

Imposição desde o início. A jovem seleção japonesa - com média de idade de 24 anos - teve um ótimo volume de jogo desde o início. Na começo do primeiro tempo, a goleira Musonda fez duas boas defesas e o Japão teve um gol anulado e uma bola na trave. Até que Miyazawa abriu o placar.

VAR continua em ação, mas não evita goleada do Japão. No segundo tempo, o Japão continuou a 'lutar' com o árbitro de vídeo: teve mais um gol anulado e um pênalti invalidado - ambos por impedimento. No entanto, as japonesas conseguiram fazer mais quatro e construir a goleada.

Gols e lances importantes

Não valeu! Aos 21 minutos, Endo cobrou falta da direita, erguendo a bola na pequena área, e após um bate e rebate a bola sobrou para Tanaka, que, mesmo desequilibrada, finalizou à queima-roupa para abrir o placar. Depois da revisão no VAR, a árbitra confirmou o impedimento de Tanaka na hora da cobrança da falta de Endo.

Continua após a publicidade

0 x 1: Aos 43, Fujino apareceu na direita após passe por elevação, escapou da marcação na velocidade e cruzou na medida para a entrada da pequena área, onde Miyazawa finalizou no contrapé de Musonda para abrir o placar.

Não valeu de novo! Aos 5 minutos do segundo tempo, Tanaka amorteceu cruzamento de Endo na grande área, venceu disputa contra duas defensoras no pé de ferro e, de canhota, finalizou no contrapé de Musonda. Assim como o primeiro gol de Tanaka, o segundo também foi anulado por impedimento da atacante.

0 x 2: Aos 10 do segundo tempo, Endo foi lançada por Hasegawa em profundidade, entrou na área pela esquerda e cruzou rasteiro para a boca do gol. Por lá, Tanaka se atirou de carrinho e completou para o fundo da rede, dessa vez para valer.

0 x 3: Aos 16, Tanaka se desvencilhou da marcação na direita, levou a bola até a risca da linha de fundo e cruzou rasteiro para a pequena área. Musonda vacilou, o passe chegou em Miyazawa e a japonesa só teve o trabalho de empurrar para o gol.

0 x 4: De pé em pé, a bola passou por Ueki, Hasegawa e chegou em Endo, sozinha na esquerda da área. Na diagonal de Musonda, a ala japonesa bateu cruzado no canto esquerdo da goleira para marcar o quarto gol.

0 x 5: No último minuto, o Japão ainda teve a chance de aumentar a vantagem, com um pênalti. Primeiro, Ueki viu a goleira defender e a bola explodir no travessão. No entanto, a árbitra mandou voltar. Na segunda chance, com categoria, a atacante japonesa só deslocou a goleira para marcar e fechar o placar.

Continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA
Zâmbia 0 x 5 Japão

Competição: 1ª rodada do Grupo C da Copa do Mundo
Local: Estádio Waikato, em Hamilton, na Nova Zelândia
Público: 16.111
Data e horário: 22 de julho de 2023, às 4h (sábado)
Horário: 4h (de Brasília)
Árbitra: Tess Olofsson
Cartões amarelos: Musonda
Cartão vermelho: Musonda
Gols: Miyazawa, aos 43' do primeiro tempo e aos 17' do segundo tempo; Mina Tanaka, aos 10', Jun Endo, aos 26' e Ueki, aos 57 minutos do segundo tempo.

Zâmbia: Musonda; Belemu, Musase, Mweemba (Phiri) e.Tembo; S. Banda, Kundananji, Lungu (Ochumba), Katongo e Mapepa (Chitundu) (Sakala). B. Banda . Técnico: Bruce Mwape.

Japão: Yamashita; Ishikawa, Kumagai e Minami; Endo (Seike), Nagano, Hasegawa e Shimizu; Miyazawa (Chiba) e Fujino (Naomoto); Tanaka (Ueki). Técnico: Futoshi Ikeda.

Deixe seu comentário

Só para assinantes