Espanha espanta crise interna e vence a Costa Rica pela Copa feminina

Após enfrentar boicote de algumas jogadoras, a Espanha estreou na Copa do Mundo feminina com uma vitória tranquila sobre a Costa Rica, hoje (21), por 3 a 0. A partida no Wellington Regional (NZL) foi válida pela primeira rodada do Grupo C.

Todos os gols da partida foram marcados no primeiro tempo, e em intervalo de sete minutos. Del Campo (contra), Bonmati e González balançaram as redes.

As espanholas terminaram a partida com impressionantes 45 finalizações, sendo 12 delas no gol. O placar só não foi mais elástico devido à boa atuação da goleira Solera, que defendeu pênalti e brilhou no segundo tempo.

Espanha veio para o Mundial em meio a protesto. Pouco antes do torneio, 15 jogadoras enviaram um e-mail para a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) pedindo "mudanças estruturais" e a demissão do técnico Jorge Vilda.

Melhor do mundo nas duas últimas edições, Alexia Putellas começou no banco. A jogadora do Barcelona se recuperou recentemente de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e entrou apenas no segundo tempo.

Como foi o jogo

Espanha controlou a partida e abriu 3 a 0 em em 27 minutos. As espanholas protagonizaram um verdadeiro bombardeio contra as costarriquenhas. No campo de ataque desde o primeiro minuto de jogo, as espanholas balançaram as redes três vezes em um intervalo de sete minutos.

Solera evitou goleada ainda no primeiro tempo e viu a Costa Rica assustar no contra-ataque. A goleira costarriquenha defendeu, aos 33 minutos, um pênalti de Hermoso — marcado após falta de Villalobos em Carmona. A goleira ainda fez pelo menos duas boas defesas na etapa inicial. Já nas raras ocasiões em que teve a bola, a Costa Rica tentou explorar a linha alta espanhola e ficar cara a cara com Rodríguez, mas pecou na hora de finalizar.

Espanha manteve o embalo, mas parou em Solera. Apesar da vantagem construída no primeiro tempo, as espanholas voltaram do intervalo querendo mais. Elas seguiram controlando a partida, rondando a área adversária e com liberdade para finalizar, mas pararam na goleira costarriquenha, que chegou a fazer três boas defesas consecutivas.

Continua após a publicidade

Putellas estreou no Mundial, mas a Espanha já estava em ritmo de treino. A duas vezes melhor do mundo foi a campo aos 31 minutos do segundo tempo, mas a seleção espanhola já administrava o resultando, cadenciando as idas ao ataque e trocando mais passes.

Gols

Espanha saiu na frente. Aos 20 minutos do primeiro tempo, González recebeu pela esquerda e cruzou rasteiro. Soleira saiu para defender, chegou a desviar, mas Del Campo empurrou contra o próprio gol.

Bonmati ampliou. Aos 22 minutos do primeiro tempo, Del Castillo fez boa jogada, tentou invadir a área e foi bloqueada, mas Batlle ficou com a sobra e tocou para o meio. Bonmati ajeitou e fez o segundo das espanholas.

González deixou o dela. Aos 27 minutos do primeiro tempo, Abelleira cruzou pela direita, Jennifer Hermoso cabeceou e acertou o travessão. González aproveitou o rebote e fez o terceiro.

FICHA TÉCNICA

Espanha 3 x 0 Costa Rica

Continua após a publicidade

Competição: 1ª rodada do Grupo C da Copa do Mundo feminina
Data e horário: 21 de julho de 2023, às 4h30 (de Brasília)
Local: Wellington Regional, em Wellington, na Nova Zelândia
Arbitragem: Casey Reibelt
Assistentes: Ramina Tsoi e Xie Lijun
Gols: Del Campo (Costa Rica), contra, aos 20 minutos do primeiro tempo; Bonmati (Espanha), aos 22 minutos do primeiro tempo; González (Espanha), aos 27 minutos do primeiro tempo.
Público: 22.966

Espanha: Rodríguez; Batlle (Hernández), Paredes, Andrés e Carmona; Abelleira (Zornoza) e Bonmati; Jennifer Hermoso, Paralluelo (Putellas) e Del Castillo (Caldentey); González (Redondo). Técnico: Jorge Vilda

Costa Rica: Solera; Benavides, Fabiola Villalobos e Del Campo; Coto, Elizondo (Granados), Alvarado e Gloriana Villalobos (Pinell); Herrera, Chinchilla e Salas (Scott). Técnica: Amelia Valverde

Deixe seu comentário

Só para assinantes