Topo

Bahia e Vitória fazem o clássico do desespero na Copa do Nordeste

Bahia e Vitória fazem o Ba-Vi 493 neste domingo (5) na Fonte Nova - Felipe Oliveira / EC Bahia
Bahia e Vitória fazem o Ba-Vi 493 neste domingo (5) na Fonte Nova Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia

Roberto Oliveira

Colaboração para o UOL, em Aracaju

05/03/2023 04h00

O Leão, em crise aguda e na vice-lanterna do grupo A. O Esquadrão, na lanterna do grupo B. Bahia e Vitória jogam clássico de desesperados na 6ª rodada da Copa do Nordeste, neste domingo (5), às 16h (de Brasília), na Fonte Nova.

O Vitória pode ser eliminado com uma derrota (e até um empate) para o Bahia. O Leão baiano vem de duas eliminações na semana, ainda não venceu no Nordestão e chega para o clássico com a possibilidade de renúncia do presidente do clube, Fábio Mota.

Já o Bahia vem de uma derrota por 6 a 0 para o Sport no torneio e está na última posição do seu grupo. Apesar da classificação na Copa do Brasil e no Campeonato Baiano, o time do técnico Renato Paiva chega ao Ba-Vi 493 pressionado para vencer. Caso perca do rival em casa, também pode dar adeus precocemente à "Lampions".

Bahia busca virar a página do vexame na 'Lampions'

O Bahia busca o triunfo no clássico para virar a página do vexame da última rodada na Copa do Nordeste. A derrota por 6 a 0 para o Sport, no Recife, na quarta-feira de cinzas, nunca será esquecida. Mas o Esquadrão quer superar o episódio com um resultado positivo que o levaria a sete pontos, de volta à briga pela vaga no mata-mata.

Com apenas quatro pontos em cinco jogos, o Bahia tem o pior saldo de gols da "Lampions League", com -9. Assim, uma derrota para o rival combinada com um triunfo do Sergipe, que joga em casa, praticamente eliminaria a equipe a duas rodadas do fim da fase de grupos.

No meio da semana, porém, o time de Renato Paiva goleou a Jacuipense por 4 a 1 na Copa do Brasil com direito a gol do atacante Jacaré, que foi o mais cobrado pela torcida após a derrota histórica para o Sport.

Vitória tenta sobreviver à crise em semana desastrosa

O Vitória vem de uma semana terrível e vive grave crise. Após ficar fora pelo 5º ano seguido das semifinais do Campeonato Baiano, o Leão foi eliminado na Copa do Brasil diante do Nova Iguaçu com derrota por 2 a 0. Resultado: O diretor de futebol, Edgar Montemor, caiu na sequência das eliminações.

Para piorar, o presidente Fábio Mota teve a família ameaçada de morte e cogita renunciar o cargo. O vice-presidente Djalma Abreu e conselheiros tentam demovê-lo da ideia, no intuito de evitar uma nova eleição no clube poucos meses após o último pleito. Uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo foi marcada para amanhã (6).

É nesse clima caótico que chega o Vitória para o clássico, no qual um revés pode colocar uma pá de cal na esperança de classificação. O time do técnico Léo Condé (que ainda não venceu em seis jogos no cargo) tem apenas dois pontos e nenhuma vitória na Copa do Nordeste.