Topo

Neymar marca de falta e encerra jejum de 2 anos e 47 tentativas no PSG

Neymar comemora gol marcado na goleada do PSG sobre o Nantes, pela Supercopa da França - Amir Levy/Getty
Neymar comemora gol marcado na goleada do PSG sobre o Nantes, pela Supercopa da França Imagem: Amir Levy/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

01/08/2022 13h01

Neymar foi o grande destaque da goleada de ontem (31) do PSG sobre o Nantes, por 4 a 0. Com dois gols de bola parada, o craque brasileiro comandou a equipe na conquista da Supercopa da França. E um dos tentos encerrou um jejum do camisa 10 de mais de duas temporadas com a equipe parisiense.

Nos acréscimos do primeiro tempo da decisão, o atacante bateu uma falta como manda o manual e acertou o ângulo do gol adversário. Com isso, ele voltou a balançar as redes em cobranças desse tipo após mais de dois anos e 47 tentativas sem sucesso pelo PSG.

Os números foram levantados pelo jornal francês L'Equipe em parceria com a plataforma Opta.

Até ontem, Neymar havia marcado um gol desse tipo pela última vez em 7 de dezembro de 2019. Na ocasião, o PSG enfrentava o Montpellier, pelo Campeonato Francês 19/20. Com sua equipe atrás no placar, o brasileiro fez um golaço de falta e empatou a partida, que terminou com vitória dos parisienses por 3 a 1.

Desde então, Neymar bateu outras 47 faltas pelo time, mas não conseguia voltar a marcar. Foram 15 tentativas naquela temporada desde o gol contra o Montpellier, 24 em 2020/21 e apenas oito na passada. O brasileiro, contudo, colocou fim a esta espera em sua primeira cobrança na estreia oficial em 22/23.

De acordo com o levantamento, o tento foi o oitavo do astro brasileiro de falta desde que chegou ao PSG, em agosto de 2017. Ele marcou em quatro cobranças na sua primeira temporada em Paris, e mais duas vezes em 2018/19. O gol de dezembro de 2019 e o de ontem completam a lista.

Ao todo, foram 94 tentativas nesses últimos cinco anos. Dos oito gols, quatro foram em partidas da Ligue One, três pela Liga dos Campeões e uma pela Supercopa da França.

Além disso, ele registrou outros 12 gols de falta na carreira. Foram cinco na época em que defendia o Barcelona, três pelo Santos e quatro defendendo a seleção brasileira, em 20 tentativas.

Entre os gols de falta mais recentes pelo PSG, o brasileiro balançou as redes adversárias 43 vezes.

Depois de uma temporada marcada por lesões, pela queda precoce na Liga dos Campeões e por especulações de saída, Neymar começou a dar a volta por cima no PSG. O camisa 10 da equipe parisiense foi destaque na pré-temporada e teve atuação de gala na conquista da Supercopa.

Sob novo comando, o brasileiro está conquistando a confiança do técnico Christophe Galtier e busca retomar a melhor fase a poucos meses do início da Copa do Mundo de 2022, no Qatar.

Gols de falta de Neymar pelo PSG:

  • Um gol contra o Bordeaux (temporada 2017/18)
  • Um gol contra o Anderlecht (17/18)
  • Um gol contra o Dijon (17/18)
  • Um gol contra o Lille (17/18)
  • Dois gols contra o Estrela Vermelha (18/19)
  • Um gol contra o Montpellier (19/20)
  • Um gol contra o Nantes (22/23)