Topo

Neymar, Messi e Mbappé em alta: como foi a pré-temporada do PSG

Messi, Neymar e Mbappé junto de Christophe Galtier, novo técnico do PSG, durante pré-temporada no Japão - Koji Watanabe/Getty
Messi, Neymar e Mbappé junto de Christophe Galtier, novo técnico do PSG, durante pré-temporada no Japão Imagem: Koji Watanabe/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/07/2022 04h00

O Paris Saint-Germain encerrou ontem (24) os seus preparativos para a nova temporada. Sob o comando do novo técnico, Christophe Galtier, o clube parisiense venceu seus quatro jogos, marcando 13 gols em quatro duelos. Embora tenham somado pouco tempo atuando juntos, o trio formado por Neymar, Messi e Mbappé termina a pré-temporada em alta.

O primeiro compromisso do PSG foi contra o Quevilly, da segunda divisão francesa. Após vencer a equipe por 2 a 0 sem grandes dificuldades, a delegação partiu para uma turnê no Japão. Em terras nipônicas, o campeão francês somou mais três vitórias: 2 a 1 sobre o Kawasaki Frontale, 3 a 0 diante do Urawa Reds e 6 a 2 contra o Gamba Osaka.

Apesar do nível dos adversários não ser o mesmo que o PSG irá enfrentar em sua campanha pela tão sonhada Liga dos Campeões, os confrontos serviram para o novo comandante testar jogadores e formações (3-5-2 e 4-3-3). Tanto que Galtier trocou praticamente todos os atletas em campo nas partidas e promoveu diferentes escalações titulares.

Da badalada trinca de ataque da equipe, apenas Messi disputou os quatro amistosos. Neymar foi desfalque no primeiro jogo devido a uma pancada que sofreu no quadril, e Mbappé também foi ausência contra o Quevilly. Além disso, eles só começaram juntos como titulares na segunda partida, contra o Frontale, atual campeão japonês.

No entanto, as atuações dos três renderam elogios na imprensa francesa. Tanto Neymar quanto Messi e Mbappé marcaram dois gols, cada, nesses jogos. O brasileiro ainda registrou duas assistências, enquanto o argentino deu um passe para gol de companheiro, e todos os três sofreram pênaltis.

Na goleada por 6 a 2, o técnico Galtier esboçou o time que deve fazer a estreia oficial na temporada, no próximo domingo (31). Para a Supercopa da França, contra o Nantes, o PSG deve ir com: Donnarumma; Marquinhos, Kimpembe e Sergio Ramos; Hakimi, Verratti, Vitinha e Nuno Mendes; Sarabia, Messi e Neymar. Mbappé, que começou o duelo no banco, não jogará o compromisso oficial por estar cumprindo suspensão.

O jornal francês L'Equipe afirmou que a vitória sobre o Gamba Osaka foi a melhor partida da equipe parisiense em sua turnê. O periódico destacou a "cumplicidade" de Neymar e Messi em campo e disse que Verrati forma uma "dupla interessante" no meio de campo com o novo reforço Vitinha.

O português de 22, inclusive, aproveitou para tentar impressionar em suas primeiras oportunidades no clube. Ele começou como titular no primeiro jogo, com muita movimentação e procurando ser incisivo desde o início. Depois, ele voltou a ser acionado em outros dois duelos, vindo do banco de reservas, e terminou com uma assistência.

Os "outros"

Outros jovens jogadores que aproveitaram as chances na pré-temporada foram o meia Dina Ebimbe e os atacante Kalimuendo e Gassama. Além deles, o espanhol Pablo Sarabia, de 30 anos, teve destaque ao marcar dois gols em três jogos após ter sido emprestado ao Sporting na temporada passada.

Por outro lado, alguns jogadores que estão sendo especulados fora do PSG não foram tão aproveitados nesses duelos. Segundo a imprensa francesa, a diretoria quer reformular e 12 atletas podem estar de saída. Dos "ameaçados", um dos principais nomes é o do atacante argentino Mauro Icardi, que pouco criou apesar de ter atuado em todos os jogos.

Outros jogadores de destaque, como Ander Herrera, Danilo Pereira, Georginio Wjdaldum e Keylor Navas também foram pouco aproveitados por Galtier. O também argentino Leandro Paredes, por sua vez, foi poupado em quase todos os jogos por fadiga muscular.

Na temporada passada, o PSG "só" foi campeão francês. O clube parisiense perdeu a Supercopa da França de 2021 para o Lille, além de ter caído na Copa da França nas oitavas de final para o Nice e ter sido eliminado na Liga dos Campeões para o Real Madrid também nessa fase. Para essa temporada, a diretoria do PSG quer mais resultados em campo.

Confira as escalações do PSG na pré-temporada:

PSG 2 X 0 Quevilly

Titulares: Donnarumma; Marquinhos, Ramos, Diallo; Bernat, Paredes, Dina Ebimbe, Vitinha; Kalimuendo, Icardi e Messi.

Reservas acionados: Keylor Navas, Thierno Baldé, Kurzawa, Bitumazala, Gueye, Wijnaldum, Ander Herrera, Gassama e Yansane.

PSG 2 X 1 Kawasaki Frontale

Titulares: Donnarumma; Sergio Ramos, Marquinhos, Kimpembe; Hakimi, Gueye, Vitinha, Nuno Mendes; Messi, Neymar e Mbappé.

Reservas acionados: Sergio Rico, Bernat, Diallo, Kehrer, Danilo Pereira, Zaire-Emery, Dina Ebimbe, Pablo Sarabia, Kalimuendo, Icardi.

PSG 3 X 0 Urawa Reds

Titulares: Navas; Dina Ebimbe, Kehrer, Diallo, Bernat; Verrarri, Zaire-Emery, Danilo Pereira; Pablo Sarabia, Icardi e Mbappé.

Reservas acionados: Sergio Rico, Hakimi, Kimpembe, Ramos, Marquinhos, Nuno Mendes, Vitinha, Gueye, Neymar, Messi, Kalimuendo.

PSG 6 X 2 Gamba Osaka

Titulares: Donnarumma; Marquinhos, Kimpembe e Sergio Ramos; Hakimi, Verratti, Vitinha e Nuno Mendes; Sarabia, Messi e Neymar.

Reservas acionados: Bernat, Diallo, Kehrer, Paredes, Danilo Pereira, Gueye, Dina Ebimbe, Zaire-Emery, Mbappé, Icardi, Kalimuendo.