Topo

OPINIÃO

Colunistas: Superior em gols, Neymar já é maior que Ronaldo no futebol?

Neymar ultrapassou Ronaldo em gols na carreira: agora são 415 a 414 - Montagem/UOL
Neymar ultrapassou Ronaldo em gols na carreira: agora são 415 a 414 Imagem: Montagem/UOL

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

06/06/2022 12h24

Com o gol da vitória sobre o Japão em amistoso disputado hoje (6), Neymar chegou à marca de 415 gols na carreira (em 674 jogos) e superou os números de Ronaldo Fenômeno, que marcou 414 gols em 616 partidas. Além disso, o atacante do PSG chegou a 74 gols pela seleção brasileira e agora está a apenas três gols de igualar Pelé como o maior artilheiro em gols oficiais (77).

Levando em conta o histórico de ambos tanto por clubes como por seleção, nós fizemos a seguinte pergunta aos colunistas do UOL Esporte: Neymar já é maior que Ronaldo na história do futebol? Houve opinião dos dois lados... Confira as respostas:

Não. O que vale é gol que decide. Ronaldo esteve no elenco campeão de 1994, com 17 anos, ajudou a levar o Brasil à final de 1998 e foi protagonista no penta, em 2002. Apesar das graves lesões, levou o troféu de melhor do mundo três vezes. Hoje, não vejo comparação possível.
ALICIA KLEIN

Na seleção, nem de longe. Em clubes, bem acima. Inclusive vencendo Champions como protagonista. No simbolismo, fica atrás. A aura mitológica do Ronaldo antes das lesões o coloca num pedestal difícil de alcançar até para Messi e CR7 nos corações e mentes de milhões da geração 1990/2000. Fenômeno ainda está na frente, mas um título mundial de Neymar com a seleção pode virar isso tudo do avesso.
ANDRÉ ROCHA

Não. Ronaldo foi o personagem da conquista do Mundial de 2002 e destaque do futebol mundial por quase uma década, com 3 prêmios de melhor do mundo. Ainda há uma distância entre eles. Números no futebol não são equações matemáticas, eles apresentam contextos que mudam completamente a análise.
ANDREI KAMPFF

Não, nunca. Nem de perto. Neymar surgiu com potencial para ultrapassar Ronaldo, mas para isso acontecer daqui para frente, um milagre precisaria acontecer considerando os 30 anos dele. E a ida de Neymar para o PSG atrapalhou completamente os planos dele de chegar nesse nível. E nada disso significa que Neymar não seja gigante. Ele é, mas não maior que Ronaldo.
DANILO LAVIERI

Não é e dificilmente será mesmo que venha a ser campeão mundial no Qatar. Até porque Ronaldo jogou muito melhor do que Neymar.
JUCA KFOURI

Em termos de "quem jogou mais bola", eu acho a discussão válida, ainda que seja tratada como blasfêmia. E acho sinceramente que o "ganhou Copa" ou "não ganhou Copa" seja um critério bobo, raso. A carreira de Neymar no universo de clubes é consideravelmente mais relevante e vitoriosa que a de Ronaldo, por exemplo. Dito tudo isso, Neymar nunca será Ronaldo. E por um simples motivo: Neymar tem uma imagem ruim mundo afora, construída por ele mesmo. Enquanto Ronaldo construiu uma incrível idolatria, pela bola que jogava pré-lesões e pela linda história de superação e volta por cima. No imaginário popular, Neymar nunca será Ronaldo.
JULIO GOMES

Não. Neymar vai se tornar o maior artilheiro da história da seleção, certamente estará entre os grandes, mas Ronaldo foi maior. Em clubes Neymar tem conquistas importantes, mas também acho que Ronaldo esteve num contexto em que foi mais fundamental. E por fim: Ronaldo jogou mais bola do que Neymar.
MARCEL RIZZO

Não. Neymar é um gênio, mas ele tem tanto moral em nosso país porque teve pouquíssima concorrência no posto de melhor jogador brasileiro durante toda sua carreira. Já Ronaldo tinha que rivalizar com craques como Romário, Rivaldo, Adriano, Ronaldinho Gaúcho e, ainda assim, era o queridinho da torcida canarinha. E, se você fizer essa pergunta fora do Brasil, de 100 votos, Ronaldo Fenômeno receberá 98.
MILTON NEVES

De jeito nenhum. Ronaldo foi protagonista em uma Copa do Mundo e ganhou 3 prêmios de melhor do mundo. Neymar nem sequer se aproximou de um desses dois feitos. Na história do futebol, há uma distância enorme entre o Fenômeno e o jogador mais caro de todos os tempos.
RAFAEL REIS

Sim, Neymar é maior que Ronaldo e acho que o maior depois de Pelé no futebol nacional. Na parte técnica, é muito mais completo que qualquer um. Neymar é o principal jogador da Seleção Brasileira há 12 anos, algo que nem Zico conseguiu. Neymar vai se tornar em breve o maior artilheiro da seleção. Hoje, tem 74 gols e 51 assistências em 119 jogos. Vai ser o segundo com mais jogos. Teve uma passagem muito mais marcante pelo Barcelona do que Ronaldo, sendo campeão e artilheiro da Liga dos Campeões. Neymar ganhou a Libertadores pelo Santos. Não acho que só a conquista de uma Copa do Mundo defina essa disputa.
RODOLFO RODRIGUES

Não. Não podemos nos atentar somente ao número de gols. Precisamos lembrar que Neymar jogou quatro temporadas e meia no Brasil antes de ir pra Europa, enfrentando adversários de nível inferior ao que Ronaldo enfrentou com a mesma idade, já em solo europeu. Sem contar as muitas lesões graves de Ronaldo, que o tiraram de campo por vários meses.
RODRIGO COUTINHO

Não, Ronaldo na carreira teve desempenho melhor em momentos decisivos, e foi de fato o melhor do mundo em uma época que tinha Zidane. Jogou duas copas em altíssimo nível, lembremos que, em 98, levava o time nas costas antes de sofrer o problema da final. Sofreu com lesões e foi bastante dedicado para voltar. Neymar tem uma carreira relevante em clube e na seleção, mas esse maior número de gols tem a ver com excesso de amistosos e por se machucar pouco até uns anos atrás. Em clubes, as carreiras são mais equilibradas.
RODRIGO MATTOS

Não. Campeão do mundo como protagonista em 2002, campeão do mundo como reserva promissor em 1994 e eleito melhor do mundo por três vezes, Ronaldo é muito maior que Neymar na história do futebol em qualquer aspecto do jogo. Não cabem nem na mesma frase.
VITOR GUEDES