Topo

Milan goleia Sassuolo e conquista o Italiano depois de 11 anos de jejum

22.5.22 - Olivier Giroud, do Milan, celebra seu segundo gol durante partida conta o Sassuolo pelo campeonato italiano. - FILIPPO MONTEFORTE/AFP
22.5.22 - Olivier Giroud, do Milan, celebra seu segundo gol durante partida conta o Sassuolo pelo campeonato italiano. Imagem: FILIPPO MONTEFORTE/AFP

Colaboração para o UOL, em Maceió

22/05/2022 14h57

Após mais de uma década sem conquistar o Campeonato Italiano, o Milan voltou a levantar a taça hoje (22) no estádio Città del Tricolore ao aproveitar a vantagem de pontos diante do Internazionale e vencer o Sassuolo por uma goleada de 3 a 0 acabando finalmente com a seca de títulos.

O 19º título garantido com gols de Giroud e Kessié não foi surpresa dada a campanha da equipe na competição e o favoritismo claro contra os adversários de hoje. Iniciando a partida com 83 pontos, o Milan só seria ultrapassado neste último jogo da temporada se o Inter, até então com 81 pontos, vencesse o Sampdoria e eles tropeçassem diante do Sassuolo.

Milan domina do 0 aos 90

O Milan não tomou conhecimento do Sassuolo, passeou em campo ainda na primeira etapa para construir uma vantagem muito tranquila. Com três assistências de Rafael Leão que resultaram em gols, a equipe foi para a segunda etapa com o nome já gravado na taça. No segundo tempo: outro passeio, mas sem gols, priorizando a posse de bola e o passar do tempo.

Inter de Milão tenta até o último minuto

22.5.22 - Skriniar e Candreva, jogadores e Inter e Sampdoria disputam a bola em partida pelo Campeonato Italiano.  - MIGUEL MEDINA / AFP - MIGUEL MEDINA / AFP
22.5.22 - Skriniar e Candreva, jogadores e Inter e Sampdoria disputam a bola em partida pelo Campeonato Italiano.
Imagem: MIGUEL MEDINA / AFP

Não muito longe dali, no San Siro, o Inter, que precisava vencer e torcer por uma derrota do Milan, dominou o Sampdoria, mas viu o brilho sumir e diminuiu o ritmo de jogo pouco depois de ficar sabendo do segundo gol dos adversários no Città del Tricolore. Na segunda etapa até marcou três vezes com gols de Joaquin Correa e Perisic, mas sequer comemoraram por não ser o suficiente para levantar a taça, terminando o torneio com o título de vice.

Giroud e os gols do título

O atacante foi o homem do jogo ao marcar os dois primeiros da goleada e finalizar o torneio com 11 gols. No primeiro do jogo, Giroud dominou, girou e bateu para o fundo do gol após cruzamento de Rafael Leão. O segundo foi muito parecido com o primeiro e também surgiu de um cruzamento. O artilheiro da equipe chegou chutando forte, sem chances para Consigli.

Kessié se despede do Milan com gol

22.5.22 - Franck Kessie, do Milan, celebra gol durante partida contra o Sassuolo - FILIPPO MONTEFORTE/AFP - FILIPPO MONTEFORTE/AFP
22.5.22 - Franck Kessie, do Milan, celebra gol durante partida contra o Sassuolo
Imagem: FILIPPO MONTEFORTE/AFP

Kessié se despediu da equipe marcando o terceiro gol do jogo. Ele deixa a equipe italiana após assinar com o Barcelona até junho de 2026, com um salário anual de 6,5 milhões de euros. Kessié, de 25 anos, começou sua carreira na Atalanta, da Itália e depois de se destacar no clube de Bérgamo, foi vendido ao Milan em 2017.

Único remanescente do último título italiano

Apesar de possuir grandes nomes em seu elenco na temporada 2010/2011, como Pirlo, Seedorf, Ronaldinho Gaúcho, Inzaghi, Gattuso e Nesta, o Rossonero fez contratações históricas para a temporada, entre elas Zlatan Ibrahimovi?, o único remanescente do último título italiano da equipe, que retornou ao clube em 2020 e entrou na segunda etapa no que pode ter sido seu último jogo da carreira.

Invasão da torcida

A conquista do Campeonato Italiano foi marcada por uma invasão dos torcedores do clube ao gramado do estádio Città del Tricolore. Segundos depois do apito final, que deu fim ao jejum de 11 anos, milhares de fãs correram para o campo e cercaram os jogadores.

22.5.22 - Torcedores do Milan invadem campo e abraçam Brahim Diaz - FILIPPO MONTEFORTE/AFP - FILIPPO MONTEFORTE/AFP
Torcida invade campo e abraça Brahim Diaz
Imagem: FILIPPO MONTEFORTE/AFP

Champions e Liga da Europa

Milan, Inter de Milão, Napoli e Juventus finalizam suas campanhas classificados para a Liga dos Campeões, enquanto Lazio e Roma conquistaram a vaga na Liga Europa.