Topo
OPINIÃO

'Erram bastante'. Colunistas analisam árbitros brasileiros que irão à Copa

Wilton Pereira Sampaio e Raphael Claus serão os árbitros brasileiros na Copa do Mundo do Qatar - Marcello Zambrana/AGIF e Gabriel Machado/AGIF
Wilton Pereira Sampaio e Raphael Claus serão os árbitros brasileiros na Copa do Mundo do Qatar Imagem: Marcello Zambrana/AGIF e Gabriel Machado/AGIF

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

19/05/2022 11h20

Classificação e Jogos

O paulista Raphael Claus e o goiano Wilton Pereira Sampaio serão os árbitros que representarão o Brasil na Copa do Mundo do Qatar. Os nomes dos juízes e assistentes selecionados para o Mundial deste ano foram anunciados hoje (19) pelo Comitê de Arbitragem da Fifa.

Convocamos, então, os colunistas do UOL Esporte para responderem à seguinte pergunta: Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio são os melhores árbitros para representar o Brasil na Copa do Mundo? Veja as respostas:

Pressionada a levar dois árbitros brasileiros, escolheria Raphael Claus e Anderson Daronco, mas é difícil engolir o baixo nível da arbitragem brasileira presente na Copa do Mundo.
ALICIA KLEIN

Considero Anderson Daronco menos ruim que Wilton Pereira Sampaio, mas todos são péssimos. Não por culpa deles. O futebol brasileiro é estruturado para que a arbitragem seja de péssimo nível e sirva como "álibi" para a incompetência de times, treinadores e dirigentes. Ninguém quer profissionalização e excelência.
ANDRÉ ROCHA

Raphael Claus merece mesmo uma chance e tem apitado bem há um tempo. Não é imune a erros, mas tem personalidade até para peitar o VAR. Já Wilton Pereira tem bem mais problemas em partidas recentes e sua indicação é mais polêmica.
DANILO LAVIERI

Os menos ruins.

JUCA KFOURI

Os estilos diferentes dos dois mostram bem a falta de coerência das arbitragens no Brasil. Não temos uma escola, um estilo. São árbitros que erram bastante, talvez o Claus erre um pouco menos que outros. Muitas vezes árbitros brasileiros se mostram melhores nas competições internacionais do que aqui em nosso futebol doméstico, tomara que seja o caso deles.
JULIO GOMES

Dois árbitros brasileiros na Copa do Mundo do Qatar. Assustador!
MAURO CEZAR

Pelo que fazem no Brasileirão, os árbitros brasileiros não merecem duas vagas na Copa. Claus é melhor porque não fica amarrado ao VAR.
MENON

O Brasil, de Arnaldo e Romualdo, das finais de 82 e 86, respectivamente, estaria muito bem representado pelos dois nomes. Mas gostaria de ver no mundial também o fortão Anderson Daronco. Um árbitro muito bom tecnicamente e que impõe respeito com seu físico de lutador de MMA.
MILTON NEVES

Entre as opções disponíveis, Raphael Claus merece a escolha. Mas acho Luiz Flávio de Oliveira e Anderson Daronco melhores que o sempre confuso Wilton Pereira Sampaio.
RODOLFO RODRIGUES

Raphael Claus sim. Wilton não. Considero Daronco e Claus os melhores árbitros brasileiros.
RODRIGO COUTINHO

Raphael Claus é o único árbitro brasileiro de bom nível, por isso, faz sentido ir. Wilton Sampaio não têm padrão para Copa, nem nenhum outro do nosso quadro.
RODRIGO MATTOS

Não. Não tenho coragem de apontar o "melhor" juiz brasileiro porque ninguém merece esse título. Mas Wilton Sampaio, certamente, está entre os 10 piores. O melhor para a Copa era não ter arbitragem brasileira.
VITOR GUEDES

A Fifa acertou ao escolher os árbitros Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio para a Copa do Mundo?

Resultado parcial

Total de 536 votos
16,98%
24,63%
57,09%
1,31%