Topo

Raphael Claus e Wilton Sampaio serão árbitros brasileiros na Copa

Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio serão os árbitros brasileiros na Copa do Mundo do Qatar - Robson Mafra e Thiago Ribeiro/AGIF
Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio serão os árbitros brasileiros na Copa do Mundo do Qatar Imagem: Robson Mafra e Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, em São Paulo

19/05/2022 09h28

Classificação e Jogos

O Comitê de Arbitragem da Fifa anunciou hoje os árbitros e assistentes selecionados para a Copa do Mundo do Qatar. Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio foram os juízes brasileiros escolhidos.

Ao todo, 36 juízes, 69 auxiliares e 24 árbitros de vídeo acabaram selecionados. Os assistentes brasileiros na Copa deste ano serão Bruno Boschilia, Bruno Pires, Danilo Simon e Rodrigo Figueiredo. Nenhum árbitro de vídeo brasileiro foi escolhido.

"Como sempre, o critério que usamos é 'qualidade em primeiro lugar', e os árbitros selecionados representam o mais alto nível de arbitragem em todo o mundo", disse o presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa, Pierluigi Collina.

Pela primeira vez, a Copa terá três árbitras e três auxiliares mulheres, entre elas a assistente brasileira Neuza Back, que se junta às árbitras Stéphanie Frappart (França), Salima Mukansanga (Ruanda) e Yoshimi Yamashita (Japão), além das auxiliares Karen Díaz Medina (México) e Kathryn Nesbitt (Estados Unidos).

"Desta forma, enfatizamos que é a qualidade que conta para nós e não o gênero. Espero que, no futuro, a seleção de árbitras femininas de elite para importantes competições masculinas seja percebida como algo normal e não mais sensacional. Elas merecem estar na Copa do Mundo, porque constantemente atuam em um nível muito alto, e esse é o fator importante para nós", acrescentou Collina.

Segundo a Fifa, os árbitros selecionados participarão de vários seminários (em Assunção, Madri e Doha), revisando e analisando videoclipes de situações reais de partidas e participando de sessões práticas de treinamento com jogadores, que serão filmadas para permitir que os participantes recebam feedback dos instrutores.

Outros árbitros sul-americanos selecionados foram Andrés Matonte (Uruguai), Kevin Ortega (Peru), Fernando Rapallini (Argentina), Facundo Tello (Argentina) e Jesus Valenzuela (Venezuela).

A Fifa acertou ao escolher os árbitros Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio para a Copa do Mundo?

Resultado parcial

Total de 536 votos
16,98%
24,63%
57,09%
1,31%