Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Firmino marca duas vezes, Liverpool empata e elimina o Benfica na Champions

Roberto Firmino, do Liverpool, comemora um dos gols marcados de sua equipe na partida contra o Benfica, pela Champions League - Jason Cairnduff/Reuters
Roberto Firmino, do Liverpool, comemora um dos gols marcados de sua equipe na partida contra o Benfica, pela Champions League Imagem: Jason Cairnduff/Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

13/04/2022 17h55

O Liverpool recebeu hoje (13) o Benfica em Anfield e empatou por 3 a 3 utilizando uma equipe predominantemente reserva. Com o resultado, os ingleses garantiram a classificação às semifinais da Liga dos Campeões por conta do placar agregado de 6 a 4. O atacante brasileiro Roberto Firmino marcou duas vezes e o zagueiro Konaté também anotou o dele. Gonçalo Ramos, Yaremchuk e Darwin Núñez fizeram os gols do Benfica.

Agora, a equipe comandada por Jurgen Klopp vai enfrentar o surpreendente Villarreal, que eliminou ontem o Bayern de Munique, pelas quartas de final.

Primeiro tempo aberto e animado

A partida começou movimentada. O Liverpool não ficou acomodado com a boa vantagem e, como esperado, o Benfica, mesmo fora de casa, foi ao ataque e deu espaço para o Liverpool explorar.

Os ingleses, com o controle total da bola, impediram que o Benfica crescesse no jogo e incomodasse, mantendo o jogo em um ritmo morno e agradável ao Liverpool. Aos 20 minutos, Konaté subiu mais que a defesa do Benfica e fez um belo gol de cabeça para o Liverpool.

O Benfica só incomodou com ataques esporádicos e não teve volume de jogo, apostando em Darwin Núñez. Após uma disputa na intermediária defensiva do Liverpool, a bola sobrou limpa para Gonçalo Ramos, que finalizou bem e empatou o jogo aos 32 minutos. O Liverpool sentiu o gol sofrido e deixou o Benfica melhorar na partida, mas conseguiu segurar o empate até o fim da primeira etapa.

Golaço anulado pelo VAR

O atacante Darwin Núñez, do Benfica, ficou muito isolado no ataque, mas foi o responsável por criar as principais chances de gol do time português, principalmente usando a velocidade. Ainda no primeiro tempo, o uruguaio saiu cara a cara com Alisson e foi muito frio na finalização encobrindo o goleiro brasileiro, mas o VAR viu impedimento no lance e anulou o gol.

O VAR teve que trabalhar novamente nos acréscimos do segundo tempo e anulou um gol de Mané, que recebeu boa assistência de Salah. Todas as aparições do VAR foram assertivas e rápidas. No último minuto do jogo, Darwin Núñez teve outro gol bem anulado pelo VAR após desviar um cruzamento rasteiro para o gol.

Firmino resolve, mas o Benfica aperta

Aos 9 minutos do segundo tempo, o goleiro Vlachodimos se complicou em lance fácil e soltou a bola. Vertonghen, tentando tirar, mandou a bola no peito de Diogo Jota, que cruzou e encontrou o brasileiro Roberto Firmino livre para ampliar a vantagem do Liverpool.

Firmino, inspirado, marcou de voleio seu segundo gol na noite, aos 19 minutos, após boa cobrança de falta de Tsimikas. Aos poucos, o Liverpool colocou alguns titulares em campo, diminuiu o ritmo e controlou ainda mais o jogo. Os titulares não entraram bem e o Benfica foi se empolgando e acelerando o jogo. Aos 27, Yaremchuk aproveitou boa enfiada nas costas da zaga do Liverpool, driblou Alisson e diminui a desvantagem portuguesa para 3 a 2.

O Liverpool, ao contrário do esperado, sofreu no final do jogo, principalmente com lançamentos longos explorando as costas da defesa. Aos 37 minutos Darwin Núñez, no limite da linha de impedimento, apareceu bem na cara de Alisson e fez o gol de empate no Benfica. O clube português tentou até o final, mas a desvantagem era muito grande e o Liverpool soube dosar o risco sofrido.

Henderson em ação pelo Liverpool na partida contra o Benfica, válida pela Champions League - Jason Cairnduff/Reuters - Jason Cairnduff/Reuters
Henderson em ação pelo Liverpool na partida contra o Benfica, válida pela Champions League
Imagem: Jason Cairnduff/Reuters

Mosaico antes do jogo

Na próxima sexta-feira (15) a tragédia de Hillsborough completa 33 anos. Por isso, os jogadores do Liverpool fizeram um minuto de silêncio antes do jogo e entraram com uma faixa preta no braço. A torcida, por sua vez, fez um belo mosaico em homenagem às vítimas.

No desastre de Hillsborough, 96 torcedores do Liverpool morreram pisoteados durante um jogo das semifinais da Taça da Inglaterra entre o time e o Nottingham Forest, em 1989. A tragédia aconteceu por causa da superlotação do estádio e o estado de conservação dele, ferindo outras 766 pessoas. Em 2021, outro torcedor que estava no local em 1989 morreu por conta de traumas cerebrais causados pela tragédia, totalizando 97 vítimas.

Liverpool reserva na Champions!

O Liverpool venceu o Benfica no jogo de ida, em Portugal, por 3 a 1 e, por isso, o técnico Jurgen Klopp decidiu poupar os principais jogadores do clube no jogo de volta. Salah, Mané, Fabinho, Van Djik, Alexander-Arnold, Thiago e Robertson não foram escalados como titulares.

Klopp decidiu poupar os sete titulares por conta da vantagem construída fora de casa e da sequência decisiva do time, que segue competindo ponto a ponto pelo Campeonato Inglês e está nas semifinais da Copa da Inglaterra.

Liverpool segue em sequência duríssima

O começo de abril tem sido de jogos muito árduos para o Liverpool, que vem se saindo bem na sequência. Além das eliminatórias da Liga dos Campeões contra o Benfica, o Liverpool enfrentou, fora de casa, o Manchester City pelo Campeonato Inglês e encara o mesmo rival pela semifinal da Copa da Inglaterra, também fora de casa. Na sequência, o Liverpool recebe dois clássicos, contra o Manchester United e o rival Everton, no Campeonato Inglês.

Benfica 1x3 Liverpool - 05.04 - Liga dos Campeões
Man. City 2x2 Liverpool - 10.04 - Campeonato Inglês
Liverpool 3x3 Benfica - 13.04 - Liga dos Campeões
Man. City x Liverpool - 16.04 - semifinal da Copa da Inglaterra
Liverpool x Manchester United - 19.04 - Campeonato Inglês
Liverpool x Everton - 24.04 - Campeonato Inglês

FICHA TÉCNICA

Liverpool 3x3 Benfica

Campeonato: Quartas de final da Liga dos Campeões
Estádio: Anfield, em Liverpool, na Inglaterra
Dia: 13/04/2022
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Serdar Gozubuyuk (NED)
Assistentes: Joost van Zuilen (NED) e Johan Balder (NED)
VAR: Pol van Boekel (NED)
Gols: Konaté 20/1T (LIV), Gonçalo Ramos 32/1T (BEN), Firmino 9/2T e 19/2T (LIV), Yaremchuk 27/2T (BEN), Darwin Núñez 37/2T (BEN)

Liverpool: Alisson; Gomez, Konaté, Matip e Tsimikas; Keita, Milner (Thiago) e Henderson (Fabinho); Diogo Jota (Salah), Roberto Firmino (Origi) e Luis Díaz (Mané). Técnico: Jurgen Klopp.

Benfica: Vlachodimos; Gilberto (Gil Dias), Otamendi, Vertonghen e Grimaldo; Taarabt (João Mário), Weigl, Everton Cebolinha (André Almeida) e Diogo Gonçalves (Yaremchuk); Darwín Núñez e Gonçalo Ramos (Paulo Bernardo). Técnico: Nélson Veríssimo.