PUBLICIDADE
Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Bayern leva gol no fim, empata com Villarreal e é eliminado da Champions

Samuel Chimerenka Chukwueze comemora gol do Villarreal sobre o Bayern pelas quartas da Liga do Campeões - Angelika Warmuth/picture alliance via Getty Images
Samuel Chimerenka Chukwueze comemora gol do Villarreal sobre o Bayern pelas quartas da Liga do Campeões Imagem: Angelika Warmuth/picture alliance via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

12/04/2022 17h56

Classificação e Jogos

O Bayern de Munique, um dos principais candidatos ao título da atual edição da Liga dos Campeões, deu adeus ao torneio. O clube bávaro recebeu o Villarreal na Allianz Arena na tarde de hoje e empatou por 1 a 1. Como havia perdido a partida de ida na Espanha por 1 a 0, a equipe de Lewandowski acabou amargando a eliminação.

Com o resultado histórico, o Villarreal está classificado às semifinais e aguarda o vencedor do jogo de volta entre Liverpool e Benfica, que acontece amanhã (13), na Inglaterra.

Bayern dá com a cara no muro amarelo

Como esperado, logo no começo do primeiro tempo o Bayern de Munique começou a amassar o Villarreal, que se compactou e se dedicou a minimizar os espaços e tentar sair em velocidade.

Diante do grande número de jogadores do Villarreal povoando a área e a entrada dela, o Bayern de Munique apostou muito em cruzamentos, totalizando 21 nos primeiros 45 minutos, e foi conseguindo aumentar a pressão gradativamente, sem sofrer ataques.

O Villarreal, além de não ceder espaço, manteve-se fiel ao seu estilo de jogo e cuidou bem da bola nos poucos momentos em que conseguiu manter a posse. No geral, o Villarreal não correu grandes riscos e nem permitiu ao Bayern grandes chances de gol, sofrendo apenas uma finalização no alvo.

Thomas Mueller lamenta em jogo entre Bayern de Munique e Villarreal, pelas quartas da Liga dos Campeões - Alexander Hassenstein/Getty Images - Alexander Hassenstein/Getty Images
Thomas Mueller lamenta em jogo entre Bayern de Munique e Villarreal, pelas quartas da Liga dos Campeões
Imagem: Alexander Hassenstein/Getty Images

Bayern aumenta o ritmo e a pressão

O Bayern, que foi para o vestiário sob vaias da torcida, voltou mais ligado e conseguindo incomodar mais o ferrolho defensivo do Villarreal. Aos seis minutos, os espanhóis tentaram sair jogando com a bola no chão e foram interceptados por Coman, que ligou rapidamente o ataque. Lewandowski recebeu a bola na entrada da área, fez o giro e finalizou no cantinho para abrir o placar.

Lewandowski comemora gol do Bayaern contra o Villarreal pela Liga dos Campeões - Sven Hoppe/picture alliance via Getty Images - Sven Hoppe/picture alliance via Getty Images
Lewandowski comemora gol do Bayaern contra o Villarreal pela Liga dos Campeões
Imagem: Sven Hoppe/picture alliance via Getty Images
A pressão alta no campo ofensivo, que não deu frutos no primeiro tempo, passou a ajudar muito o Bayern de Munique, que aumentou o ritmo e não permitiu que o Villarreal respirasse. O Bayern de Munique conseguiu ser muito mais agressivo e eficaz no segundo tempo.
Coman foi o grande nome da segunda etapa, vencendo os duelos individuais contra Foyth e criando as melhores jogadas ofensivas do Bayern de Munique. Aos 43 minutos do segundo tempo, em um contra-ataque fulminante, o Villarreal explorou a velocidade nas costas da defesa dos alemães, que estava adiantada, e conseguiu um cruzamento rasteiro para Chukweze finalizar cara a cara com Neuer e marcar o gol da classificação do Villarreal.

Torcida do Bayern deu um show em mosaico antes do jogo

A torcida do Bayern de Munique fez um mosaico gigante atrás de um dos gols da Allianz Arena em homenagem a Gerd Muller, atacante histórico do clube. "Bombardeiro (apelido de Muller) para eternidade", estava escrito na faixa junto ao mosaico.

Dupla afinada

O Bayern de Munique tem o melhor ataque da competição, com 30 gols marcados, e Lewandowski é o atual artilheiro da Liga dos Campeões, com 13 gols feitos. Leroy Sané, parceiro de equipe do polonês, já deu seis assistências no torneio, sendo o segundo jogador que mais deu passes para gol. Bruno Fernandes, com sete, lidera a estatística, mas já foi eliminado da competição.

Deu zebra no jogo de ida!

Na Espanha, o desempenho do Bayern de Munique foi aquém do esperado e o time saiu derrotado do El Madrigal por 1 a 0. O atacante Robert Lewandowski fez uma partida muito apagada, assim como o resto do time. O Villarreal, por sua vez, poderia até ter saído com uma vantagem mais expressiva, mas não conseguiu converter as chances criadas em gols.

E nas semis?

O adversário das semifinais será o Liverpool ou Benfica. No jogo de ida, o Liverpool venceu, em Portugal, o Benfica por 3 a 1. Amanhã (12), em Anfield, as equipes fazem o jogo de volta e confirmam quem será o adversário do Villarreal.


FICHA TÉCNICA

Bayern de Munique 1x1 Villarreal

Campeonato: Quartas de final da Liga dos Campeões
Estádio: Allianz Arena, em Munique, na Alemanha
Dia: 12/04/2022
Hora: 16h
Árbitro: Slavko Vincic (SVN)
Assistentes: Tomaz Klancnik (SVN) e Andraz Kovacic (SVN)
VAR: Massimiliano Irrati (ITA)
Gols: Robert Lewandowski 6/2T (BAY), Chukweze 42/2T
Cartões amarelos: Lewandowski (BAY), Foyth (VIL)
Cartões vermelhos: -

Bayern de Munique: Neuer; Pavard, Upamecano e Lucas Hernández (Davies); Sané, Kimmich, Goretzka e Coman; Musiala (Gnabry) e Muller (Choupo-Moting); Lewandowski. Técnico: Julian Nagelsmann.

Villarreal: Rulli; Foyth, Albiol, Pau Torres e Estupiñán; Parejo (Aurier), Capoue e Coquelin (Chukweze); Lo Celso, Danjuma (Pedraza) e Gerrard Moreno. Técnico: Unai Emery.