Topo

Paris Saint-Germain

Protestos, crise e saídas: O caos do PSG após eliminação da Champions

Neymar se despediu dessa edição da Liga dos Campeões sem marcar gols - Javier Soriano/AFP
Neymar se despediu dessa edição da Liga dos Campeões sem marcar gols Imagem: Javier Soriano/AFP

Do UOL, em São Paulo

15/03/2022 04h00

Se o "caos perfeito" virou o título do documentário sobre a carreira de Neymar, o mesmo não pode ser dito sobre os últimos dias do Paris Saint-Germain. Prestes a completar uma semana da eliminação para o Real Madrid nas oitavas de final da Liga dos Campeões, o time francês acumula vaias e problemas internos.

Segundo a imprensa internacional, o PSG passará por uma reformulação em seu elenco e pode ver nomes como Donnarumma, Sergio Ramos e Di María deixarem o clube. Já o trio de ataque formado por Mbappé, Neymar e Messi pode estar com os dias contados.

  • Veja análises e últimas notícias do futebol no UOL News Esporte com Domitila Becker:

Fora das quadro linhas, chovem pedidos de saída para o diretor esportivo Leonardo e para o presidente do clube, o catari Nasser Al-Khelaifi. Nas arquibancadas, os torcedores parisienses exibem faixas de protestos e vaiam as estrelas do time.

Para completar, esportivamente, só resta ao PSG a disputa do Campeonato Francês, competição que lidera com vantagem confortável. Além da Champions, o clube também foi eliminado da Copa da França, em janeiro, pelo Nice.

protesto - Benoit Tassier/Reuters - Benoit Tassier/Reuters
Placa da torcida diz: 'PSG, estou entendiado'
Imagem: Benoit Tassier/Reuters

Dirigentes pressionados

Além de enfrentarem um processo disciplinar da Uefa pelo comportamento após a eliminação para o Real Madrid, Leonardo e o presidente Nasser Al-Khelaifi são pressionados para deixarem o clube francês. Na ocasião, o dirigente catari protagonizou cenas de descontrole, ameaças e violência no Santiago Bernabéu.

Uma das principais torcidas organizadas do Paris Saint-Germain emitiu um comunicado na última semana e afirmou que a eliminação na Champions se "deve ao presidente Nasser Al-Khelaïfi". O grupo ainda prometeu "protestos não violentos" contra dirigentes e jogadores.

Segundo a imprensa local, o revés da última seleção colocou Leonardo —"homem-forte" do projeto do PSG— em uma "situação delicada". No último fim de semana, o brasileiro "ganhou" uma faixa de protesto, estendida em vitória sobre o Bordeaux, pelo Campeonato Francês.

Fim do trio?

A derrota na Champions pode simbolizar o fim do trio formado por Messi, Neymar e Mbappé no ataque do PSG. De acordo com o jornal espanhol "Marca", o francês deve assinar com o Real Madrid —justamente o algoz da equipe da capital francesa na principal competição europeia— ainda nesta semana. Mbappé tem contrato com o PSG até junho deste ano e deve ser anunciado pelo time merengue ao final da temporada.

Já o "As" informa que Neymar estaria disposto a deixar o clube francês, principalmente após as vaias da torcida em jogo contra o Bordeaux. O diário informa que o craque brasileiro planeja trocar de clube na janela de transferências de junho, e que a diretoria do PSG "não oferecerá resistência".

Lionel Messi é mais um que pode agitar o mercado da bola no meio do ano. Segundo o jornalista Gerard Romero, o pai do argentino, Jorge Messi, entrou em contato com o Barcelona para tratar de um possível retorno do atacante após temporada discreta pelo PSG.

neymar messi - Reuters/Carl Recine - Reuters/Carl Recine
Lionel Messi, Mbappé e Neymar durante partida entre PSG e Manchester City na Liga dos Campeões
Imagem: Reuters/Carl Recine

E não para por aí!

Além do trio de estrelas, o elenco do PSG perderá outros nomes na janela do meio do ano. Após falha no primeiro gol do Real Madrid, o goleio Donnarumma pode retornar ao futebol italiano. A informação é do jornal italiano "La Gazzetta dello Sport".

Por sua vez, o jornal francês "L'Equipe" apontou que Di María, Wijnaldum, Icardi e Sergio Ramos também estão na lista de possíveis baixas do clube francês. O portal "RMC Sport", inclusive, informou que Di María já decidiu deixar o PSG ao final desta temporada.

Vaias da torcida

Os torcedores do PSG não perdoaram a eliminação para o Real Madrid nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Na vitória sobre o Bordeaux, no Parque dos Príncipes, Neymar e Messi foram os principais alvos da torcida parisiense. A dupla foi vaiada assim que seus nomes foram anunciados.

Neymar respondeu a manifestação da torcida em suas redes sociais com a hashtag "Futebol sem memória" e recebeu apoio de Luis Suárez e Cesc Fàbregas, ex-companheiros de Barcelona.

Paris Saint-Germain