Topo

OPINIÃO

Alicia Klein: Neymar começa a ficar sem clima e com pressão enorme no PSG

Do UOL, em São Paulo

15/03/2022 12h35

A eliminação nas oitavas de final da Liga dos Campeões com a derrota de virada por 3 a 1 para o Real Madrid ainda gera resquícios na capital francesa, com torcedores do Paris Saint-Germain vaiando jogadores como Messi e Neymar, além de pichações contra um time caríssimo, mas que já começa a levantar a possibilidade de saídas dos principais jogadores do clube.

No UOL News Esporte, Alícia Klein lembra a tentativa de saída de Neymar, que foi vetada pelo presidente do clube, o qatari Nasser Al-Khelaifi, e considera que o jogador brasileiro já começa a ficar sem clima no clube após mais uma derrota e o desempenho aquém do esperado na temporada pelo PSG.

"Eu acho que a questão do Neymar tem uma questão que é física, tem uma questão que é emocional, que ninguém sabe de que ordem é e tem o climão que foi criado com o pedido dele de saída do Paris Saint-Germain e aí você tem uma situação parecida com a do Mbappé, que já deixou claro que queria estar no Real Madrid. Mas no caso específico do Neymar, qualquer momento de crise, qualquer lesão, qualquer jogo que ele não atuar bem ou às vezes até quando atuar bem, jogou agora, fez gol no final de semana, a torcida vai cair matando", diz Alicia.

"A torcida perdeu a paciência com esse time e aí também vem a falta de coerência da torcida, que todo mundo aceita o dinheiro do Qatar na hora que é para montar o time, aí o time começa a não entregar o título que importa, que é a Champions League, e aí 'jamais seremos qatari', e de repente está todo mundo incomodado com o dinheiro", completa.

A jornalista considera que a pressão que fica acaba motivando que os próprios jogadores também não queiram permanecer no clube parisiense, que hoje tem dinheiro, mas não tem a história dos grandes clubes europeus.

"Fica uma situação que não passa só pelo Neymar de jogadores que, o Paris Saint-Germain não é o Barcelona, não é o Real Madrid, não é o Liverpool, um time com uma camisa tão pesada, que os jogadores vão querer ficar sem vencer, vão querer ficar só pelo dinheiro. Aí já começa todo mundo a ver onde é que pode ter lugar para eles na próxima temporada", afirma.

Por fim, ela vê o futuro de Neymar como um ponto de interrogação, já que a saída dele do PSG não seria tão simples e nem barata, dado o fato de ser o jogador mais caro da história do futebol, além da dificuldade de adaptação em mercados como o da Inglaterra.

"Voltando para o Neymar, eu acho que não tem clima para ele ficar lá, não tem porque ele não quer ficar, da mesma forma que o Mbappé não quer, ele já deixou claro isso da outra vez e eu acho que é uma questão de tempo e de de alguém botar o dinheiro porque ele é muito caro para o Brasil, Premier League eu não sei se os times de ponta vão querer, esse estilo de jogo dele, essa coisa meio cai-cai, é uma coisa muito mal vista na Inglaterra", diz Alicia.

"Eu acho que Barcelona seria uma opção, mas aí também viria a questão de o PSG querer vender. Começa a ficar sem clima e uma pessoa enorme em cima do Neymar por todas as coisas que ele faz fora de campo também", conclui.