Topo

Marcos Leonardo brilha, Santos quebra jejum e vence o Corinthians na arena

Lucas Musetti Perazolli e Yago Rudá

Do UOL, em Santos e São Paulo (SP)

02/02/2022 23h30Atualizada em 03/02/2022 08h19

O Santos venceu o Corinthians por 2 a 1 hoje (2), na Neo Química Arena, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. A vitória de virada do Peixe foi construída com dois gols de Marcos Leonardo. O Timão abriu o placar com Jô.

Após um primeiro tempo de certo equilíbrio, a emoção ficou para a etapa final. Jô entrou no intervalo e precisou de seis minutos para marcar. O clube do litoral paulista reagiu rápido e empatou com Marcos Leonardo aos 19 depois de drible em João Victor e chute de bico. No minuto 24, o centroavante foi derrubado por João Victor na área. Sofreu e converteu o pênalti para definir a virada e acabar com um incômodo jejum santista.

A derrota do time mandante gerou a demissão de Sylvinho, que chegou vaiado por parte da torcida após o apito final. Já Fabio Carille ganha moral após o empate com a Inter de Limeira e a derrota para o Botafogo-SP. O treinador mudou o esquema tático para o 4-3-3 e saiu da arena com a primeira vitória santista lá desde 2015.

Live do Corinthians

Live do Santos

Na próxima rodada, o Corinthians visitará o Ituano, no domingo. No mesmo dia, o Santos vai ao Brinco de Ouro para enfrentar o Guarani.

Corinthians começa melhor, não aproveita chances e sofre com o Santos

O desempenho do Corinthians no primeiro clássico da temporada passou longe de ser aquele esperado pelos quase 30 mil torcedores que pagaram o ingresso na Neo Química Arena. O Timão até começou melhor, dominando a posse de bola e empurrando o Santos ao campo de defesa. Mesmo sem intensidade, a equipe da casa foi superior nos 45 minutos iniciais.

No segundo tempo, com a entrada de Jô, os mandantes tiveram seu melhor momento e logo abriram o placar. Momentos depois, em dois lances de desatenção de João Victor, o Peixe com Marcos Leonardo inverteu o cenário e virou a partida. A equipe bem que tentou uma pressão no fim, mas não conseguiu furar o bloqueio defensivo do adversário.

Santos resiste e tem força para virar

O Santos foi mais competitivo com o novo esquema tático e pouco sofreu no primeiro tempo. O Corinthians chegou com base no mérito de Fagner (caneta e boa finalização) e e de Renato Augusto, com um belo chute de fora da área que acertou o travessão.

Na etapa final, o Peixe sofreu o gol rápido e, quando parecia que o jogo escaparia, contou com o brilho de Marcos Leonardo. Ele achou um gol e um pênalti. A partir da vantagem, o Alvinegro soube se defender e até desperdiçou alguns contra-ataques.

Além do destaque óbvio para Marcos Leonardo, Ângelo fez um grande segundo tempo e se entendeu muito bem com o camisa 9 santista.

Decisivo e provocador

Marcos Leonardo mudou o clássico em cinco minutos. Aos 19, recebeu de Marcos Guilherme, driblou João Victor e fez de bico. No minuto 24, sofreu pênalti de João Victor e converteu. Na primeira comemoração, ele pediu silêncio à torcida do Corinthians e dançou. No segundo, mandou beijo e imitou Cristiano Ronaldo.

Carille ousado

O Santos mudou o esquema tático para enfrentar o Corinthians. O Peixe abriu mão dos três zagueiros para jogar no 4-3-3. O Alvinegro atacou no 4-3-3, mas defendeu no 4-4-2. Com isso, Luiz Felipe, Emiliano Velázquez e Marcos Guilherme não foram titulares. Kaiky, Felipe Jonatan e Ricardo Goulart saíram jogando.

Estreante discreto

Ricardo Goulart, novo camisa 10 do Santos, estreou já como titular e na função de meia, próximo a Marcos Leonardo e à frente de Camacho e Vinicius Zanocelo. O experiente jogador teve atuação discreta após quase seis meses sem competir.

Mais tempo a Ivan

Recém-chegado ao Corinthians, o goleiro Ivan foi relacionado para a partida, chegou a entrar em campo e aquecer com seus companheiros de time, mas foi cortado do banco de reservas. O jogador ainda não teve tempo suficiente de treinamento com o restante do elenco e, dias antes de assinar com o Timão, testou positivo para covid-19 e perdeu o condicionamento físico.

Gustavo Mantuan volta a decepcionar

Escalado como falso 9, o jovem Gustavo Mantuan, de apenas 20 anos, voltou a decepcionar jogando na posição mais adiantada do sistema ofensivo. O jogador praticamente não tocou na bola. Em alguns momentos, o técnico Sylvinho o inverteu com Roger Guedes e o colocou pela beirada, mas o desempenho permaneceu o mesmo. Foi substituído no intervalo para a entrada de Jô.

Jô ganha sobrevida

O centroavante Jô precisou de apenas sete minutos em campo para provar seu valor ao técnico Sylvinho, que vinha escalando a equipe sem um atacante de referência no ataque. O camisa 77 entrou em campo e mudou o cenário da partida, marcando um gol nos minutos iniciais do segundo tempo, segurando os zagueiros do Santos e dando fluidez ao sistema ofensivo do Corinthians. Na sequência, porém, o Peixe reagiu e o experiente atleta pouco participou.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 1 x 2 SANTOS

Data: 2/2/2022

Local: Neo Química Arena, em São Paulo (BRA)

Hora: 21h35 (de Brasília)

Árbitro: Thiago Luis Scarascati

Assistentes: Fabrini Belivaqua Costa e Alex Ang Ribeiro

VAR: Vinicius Furlan

Cartões Amarelos: João Victor (COR) e Kaiky (SAN)

Público: 28091

CORINTHIANS: Matheus Donelli; Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton; Du Queiroz (Adson); Gabriel Pereira (Gustavo Mosquito), Giuliano (Paulinho), Renato Augusto e Roger Guedes; Gustavo Mantuan (Jô). Técnico: Sylvinho

SANTOS: João Paulo, Madson, Kaiky, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan (Lucas Pires); Camacho (Carlos Sánchez), Vinicius Zanocelo e Ricardo Goulart (Léo Baptistão); Ângelo (Allanzinho), Lucas Braga (Marcos Guilherme) e Marcos Leonardo Técnico: Fabio Carille