Topo

Santos

Santos: Dracena vê boa influência do 'milionário' Goulart e não teme ciúmes

Edu Dracena e Ricardo Goulart em treino do Santos - Ivan Storti/SFC
Edu Dracena e Ricardo Goulart em treino do Santos Imagem: Ivan Storti/SFC

Eder Traskini e Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

02/02/2022 04h00

O executivo de futebol Edu Dracena está entusiasmado com a influência positiva de Ricardo Goulart no dia a dia do Santos. O dirigente entende que o meia-atacante de 30 anos, já consagrado em termos profissionais e financeiros, dá exemplo aos mais jovens e não teme que haverá ciúmes em relação ao novo camisa 10 perante ao restante do grupo.

"Ricardo Goulart foi recebido de braços abertos, o grupo é maravilhoso para trabalhar. Nós trouxemos o pacote Ricardo Goulart. Ele é um cara que é mais visado, tem histórico grande e é conhecido mundialmente. E pelo profissionalismo dele: sempre chega cedo, se prepara, se dedica, faz trabalho extra depois do treino. Esse exemplo para os jovens será muito importante. Se ele milionário faz isso, por que outro que começa agora não fará? É um exemplo para todos seguirem", disse Edu Dracena, em entrevista ao UOL Esporte.

E o chefe do departamento de futebol do Peixe não teme ciúme no elenco. Ricardo Goulart recebe R$ 500 mil por mês, além de bônus por ações de marketing, e tem o maior salário do clube. Ele vestiu a camisa 10 como grande reforço para 2022.

Marinho, até então um dos maiores vencimentos do Santos, foi para o Flamengo. A folha salarial ainda foi reduzida consideravelmente com outros saídas recentes, como as de Raniel, Jean Mota, Pará e Diego Tardelli.

"Cada um tem o que merece pelo que produziu. Sempre queremos mais e achamos que merecemos mais. A gente entende isso, eu estive no vestiário e sei como funciona. Mas se um atleta como o Ricardo Goulart recebe o que recebe, é porque fez por onde. Ele provou isso. Cabia a mim no campo tentar fazer meu melhor para ser mais valorizado. Não está tendo problema [no vestiário]. Estou atento a isso", analisou Edu Dracena.

Preparação maior

Ricardo Goulart treinou pela primeira vez em 13 de janeiro. A ideia dele era ficar à disposição já na estreia do Campeonato Paulista, contra a Inter de Limeira, no dia 26. Mas a regularização na CBF não foi possível.

O atleta tem nacionalidade chinesa, então a documentação é mais complexa. Goulart também ficou fora diante do Botafogo-SP e agora está pronto e com o nome registrado no BID (Boletim Informativo Diário) para enfrentar o Corinthians, hoje (2), na Neo Química Arena, pela terceira rodada do Estadual. Ele será titular.

A última partida de Ricardo Goulart foi em 11 de agosto, pelo Guangzhou Evergrande. O meia-atacante treinou nas férias e se apresentou em boa forma no Santos.

O Santos começou mal o Paulistão: empatou com a Inter fora de casa e perdeu para o Botafogo-SP na Vila Belmiro.

Tranquilão

Quem convive com Ricardo Goulart no CT Rei Pelé afirma que o jogador se adaptou rapidamente e conversa muito com os mais jovens. Fora de campo, é tranquilo e de fala mansa. Dentro das quatro linhas, procura orientar o time a todo momento e deu instruções táticas nos jogos-treino contra São Caetano e Portuguesa Santista.

Carille pretende escalar Goulart como meia-atacante, logo atrás de Marcos Leonardo. A ideia é ter a armação do camisa 10, sem desperdiçar a vocação ofensiva para entrar na área e fazer gols.

Santos