Topo

Santos

Após 'perder a vez' no Corinthians, lateral vive ascensão no Santos

Lucas Pires, lateral-esquerdo do Santos - Ivan Storti/Santos FC
Lucas Pires, lateral-esquerdo do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Lucas Musetti Perazolli e Yago Rudá

Do UOL, em Santos e São Paulo (SP)

02/02/2022 04h00

Ex-Corinthians, o lateral-esquerdo Lucas Pires está em alta no Santos. O jogador de 20 anos foi promovido ao elenco profissional pelo técnico Fabio Carille após se destacar no vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Lucas chegou no Timão em 2014 e acumulou convocações para a seleção brasileira de base. Na transição para o grupo principal, porém, ele e o clube do Parque São Jorge não falaram a mesma língua.

Os representantes de Lucas Pires não gostaram da proposta de renovação do contrato feita pelo Corinthians. Além de financeiramente abaixo do esperado, a justificativa foi não vislumbrar uma chance no elenco profissional.

Esse impasse fez Lucas "perder a vez" no ano passado. Em março de 2021, o Corinthians estava sem Fábio Santos e Lucas Piton, ambos com covid-19, mas o então técnico Vagner Mancini optou por Guilherme Biro, de 16 anos, já que o Corinthians não tinha avançado na negociação pela permanência de Lucas Pires.

Fora Biro, tratado no Parque São Jorge com status de principal revelação da base nos próximos anos, o elenco sub-20 do Timãozinho contava com Reginaldo. Sem espaço, Lucas foi testado como meio-campista nos treinamentos e a mudança de posição o desagradou. Foi a gota d'água para dar fim ao seu vínculo com o Corinthians.

Com vínculo até setembro e sem acordo, Lucas Pires recebeu a proposta do Santos e saiu em julho. O Corinthians manteve 25% dos direitos econômicos do atleta.

No Peixe, além de salário maior, Lucas se sentiu mais seguro em busca da profissionalização. Seis meses depois, já treina com Carille, ficará no banco de reservas e pode estrear justamente contra o próprio Corinthians, hoje (2), na Neo Química Arena, pela terceira rodada do Campeonato Paulista.

Carille conhece Lucas Pires da base do Corinthians.

"O Carille é um grande profissional e trabalha muito bem com jovens jogadores. Eu tive a oportunidade de treinar algumas vezes com ele na época em que dirigia o Corinthians. Então, certamente, é um fator que me ajuda nesse primeiro momento aqui no Santos. Passa a tranquilidade de você conhecer o treinador, ele saber de suas características. Isso tudo faz a diferença em um momento de adaptação", disse o lateral-esquerdo, em entrevista ao UOL Esporte.

Outro trunfo de Lucas é a polivalência. Ele pode ser lateral-esquerdo, ala ou ponta. Como o Santos joga com três zagueiros, o jovem pode se adaptar bem à função de ala, onde joga Lucas Braga atualmente.

"O futebol atual pede que o jogador faça mais de uma função. Seja não só pelo aspecto tático, como também a oportunidade de você ter mais chances de conseguir seu espaço entre os 11 titulares. Sou um cara que trabalho sério, focado e sei que posso evoluir cada vez mais. Ter essa mente aberta para jogar em mais de uma função só vai agregar ainda mais dentro do grupo do Santos para mim", afirmou o jogador.

Lucas Pires tem contrato com o Santos até 30 de junho de 2024.

Santos