Topo

Fluminense

Presidente do Flu confirma Willian, e aguarda respostas de Goulart e Cano

Willian Bigode, atacante do Palmeiras - Cesar Greco / Palmeiras
Willian Bigode, atacante do Palmeiras Imagem: Cesar Greco / Palmeiras

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

20/12/2021 12h30

O Fluminense poderá ter uma semana de definições em relação às conversas em andamento no mercado da bola. Mário Bittencourt, presidente do Tricolor, afirmou que o atacante Willian Bigode chega ao Rio de Janeiro amanhã (21) para realizar exames médicos e ser anunciado como reforço.

Além disso, também para amanhã, há a expectativa de novidades quanto às tratativas com o meia-atacante Ricardo Goulart e o argentino Germán Cano. O mandatário participou de uma live especial na FluTV para o sorteio da Libertadores.

"Amanhã chega ao Rio de Janeiro o Willian Bigode. Ele chega amanhã para os exames e, possivelmente, a gente apresenta ele amanhã. Essa era uma novidade que eu queria falar aqui na live. Possivelmente, amanhã ele já veste a nossa camisa e assina contrato. Falei com ele agora pela manhã, ele deve estar chegando ao centro de treinamento por volta das 9h, faz os exames e podemos apresentar como mais um reforço", disse.

"Willian é um jogador que há muito tempo, até antes de eu ser presidente do clube, é acompanhado pelo nosso departamento de scout. É um desejo nosso do clube, da nossa torcida, e da nossa parte técnica. Há muito tempo era desejado no Fluminense, foi tentado algumas outras vezes, não conseguimos. Inclusive, na minha gestão, ano passado, tentei, mas o Palmeiras acabou renovando o contrato com ele. Agora, entendeu que é o momento de vir para cá e vai chegar muito animado para ajudar a gente esse ano", completou o mandatário.

Bittencourt revelou que aguarda uma resposta do meia atacante Ricardo Goulart, que está livre no mercado desde que deixou o Guangzhou Evergrande, da China.

"Fizemos proposta oficial. A gente trabalha enviando uma proposta oficial mesmo, não é bate-papo ou conversa de WhatsApp. O Fluminense se profissionalizou nos últimos anos. Foi enviado uma proposta com valores, tempos de contrato. Ele está fazendo uma viagem com a família, e ficou de, até amanhã, que é terça-feira, dar uma resposta sobre o que enviamos ou enviar uma contraproposta. No momento é isso. Venho conversando com o empresário quase todos os dias, entendendo que é o momento do jogador avaliar com a sua família. Tem uma proposta na mesa, que está sendo avaliada pelo jogador, família, pelo empresário, e a gente espera que amanhã ele dê um sim ou nos envie uma contraproposta, caso tenha entendido que a nossa proposta não agrade. E aí a gente abre uma nova negociação ou encerra ela", apontou.

Questionado sobre Germán Cano, Mário Bittencourt também indicou que pode haver definição nesta terça-feira.

"Também temos proposta. Devemos ter uma reunião definitiva amanhã para seguir ou não".

Pouco depois, foi perguntado ao presidente se apenas uma das negociações poderá ir à frente.

"Estamos avaliando isso com a comissão técnica, mas diria que, neste momento, até por questões financeiras, seria um ou outro [Goulart e Cano], mas estamos tentando buscar um aporte maior do nosso patrocinador master para 2022. Estamos em negociação e estou tentando ver se eles fazem um aporte adicional para a gente trazer mais um jogador. Se a gente conseguir, pode ser que sejam os dois", revelou.

Veja outras respostas sobre mercado da bola

Rodinei

"Rodinei foi um pedido do Abel, que acha o jogador interessante, trabalhou com ele no Internacional. A gente tinha uma ideia que, de repente, ele pudesse vir por empréstimo ou em uma liberação do Flamengo, em que o Fluminense ficaria com uma parte e o Flamengo com outra. Mas o Flamengo tem outras propostas por ele, e pretende negociar o jogador com valores. São valores que o Fluminense, neste momento, não tem condições de fazer. Não que o jogador não valha isso, pelo contrário, mas é que estamos fazendo alguns outros investimentos já encaminhados. Estamos buscando fazer o investimento no Cristiano, do Sheriff. Fizemos proposta de compra, parcelada, diluída, estamos em conversa com o Sheriff ainda e tem possibilidade, sim, de chegar até o Natal, ou entre Natal e Ano Novo, mas ainda em negociação.

Todo movimento que tem sido feito é pensado, olhando para o lado financeiro. Não estamos explodindo as contas do clube, não estamos aumentando a folha de forma que não podemos pagar. Vai haver um aumento gradual, sim, mas é previsto pelo aumento de receita que tivemos com a Libertadores desse ano e do ano que vem. A saída de alguns jogadores, por término de contrato, também abre um espaço na folha, e é esse espaço que estamos utilizando"

Pineida

"Pineida está contratado. Está chegando para exame, mas é um jogador que está vindo do Barcelona de Guayaquil"

Patrick e Moisés

"Nada caminhando neste sentido. Ele é um jogador que trabalhou com o Abel. Abel, quando fez a primeira reunião, colocou em uma lista de opções, mas nada caminhou neste sentido. Nem ele e nem o Moisés. São jogadores que trabalharam com ele. O único jogador que, quando ele chegou, de momento, viu se tinha a possibilidade foi, realmente, o Rodinei, e a gente fez a proposta para o Flamengo"

Prazo para fechar pacote de reforços

"Sendo muito honesto, gostaria de fechar tudo até o dia 30, 31 de dezembro, mas a gente sabe que não funciona assim. De repente, surgem algumas oportunidades boas, ou a gente também pode perder um ou dois jogadores. Pode acontecer. A gente tem uma janela que termina em final de janeiro, uma janela internacional, e temos jogadores que, obviamente, são jogadores que são sempre procurados. Não temos nenhuma proposta até agora, não tivemos nenhuma proposta em meio de janela. Isso é um dado que eu diria para vocês que é reflexo da pandemia. Algo muito estranho no futebol, o dinheiro, realmente, desapareceu, inclusive na Europa. Não é normal que um clube com os valores que o Fluminense tem não ter recebido proposta em meados de 2021. O mercado está muito retraído. Isso é bom por um lado porque mantemos os jogadores aqui mais tempo, mas, por outro lado, é ruim. Xerém é a nossa grande fábrica e a gente previsa, vez por outra, fazer venda de jogadores para manter o clube e a reestruturação que estamos fazendo"

Jogadores que terminam contrato

"O diretor executivo, o Paulo Angioni, vem conversando isso. Alguns acho que já é fato público e notório que não vão seguir com a gente, como o caso do Egídio e o Hudson. Estamos avaliando ainda algumas outras posições, e outros que têm contrato que também pode sair por dois motivos: porque pode ter procura de outro clube ou a nova comissão técnica nos expor que, talvez, não conte com esse jogador"

David Duarte

"Deve chegar em janeiro. Esse é um jogador que a gente também já monitorava há bastante tempo. Foi eleito um dos melhores zagueiros da Série B. Quando tentamos, no meio do ano, o Goiás queria uma quantia alta. Entendemos que, em razão dos ótimos zagueiros que tínhamos, fazer uma compra, naquele momento, não era interessante. Sabíamos que ele caminhava para o término de contrato. E o Goiás foi muito claro, e disse: 'Ou a gente vende ou vamos com ele até o final, e deixa o contrato acabar'. O argumento deles era que era mais importante subir que fazer a venda. Buscamos também o Ademir, do América-MG, e o América-MG nos falou a mesma coisa. Ficamos monitorando, até que vimos que o contrato estava perto do fim. Quando acabou a Série B, fizemos um novo contato, e o jogador assinou um pré-acordo com a gente para fechar em janeiro"

Fluminense