Topo

Por que o torcedor do Flamengo deve torcer para o Barcelona se classificar

Jorge Jesus e Xavi, técnicos de Benfica e Barcelona, durante partida da Liga dos Campeões - REUTERS/Nacho Doce
Jorge Jesus e Xavi, técnicos de Benfica e Barcelona, durante partida da Liga dos Campeões Imagem: REUTERS/Nacho Doce

Do UOL, em São Paulo

07/12/2021 04h00

Se você é torcedor do Flamengo e também quer ver Jorge Jesus no comando do time novamente, deve estar de olho na rodada desta quarta-feira da Liga dos Campeões, torcendo pelo Barcelona. O motivo é simples: a classificação dos espanhóis significaria a eliminação do Benfica, facilitando o sonho rubro-negro de ter o Mister de volta.

Hoje, o Benfica é o terceiro colocado do Grupo E, com cinco pontos. O time português recebe no estádio da Luz, pela última rodada, o já eliminado Dynamo Kiev e precisa vencer. Além disso, tem que secar o Barcelona, que tem sete pontos e enfrenta fora de casa o Bayern de Munique. Os alemães já estão com o primeiro lugar garantido, com 15 pontos.

Se o Benfica vencer e o Barcelona empatar, ambos ficam com oito pontos, mas o time luso é quem avança às oitavas de final — por causa do confronto direto, primeiro critério de desempate. Os portugueses venceram os espanhóis por 3 a 0 no estádio da Luz e empataram sem gols no Camp Nou.

Além da situação delicada na Champions, o Benfica também tem tropeçado no Campeonato Português. Os comandados de Jesus estão em terceiro, quatro pontos atrás dos líderes e rivais Porto (1°) e Sporting (2°) O clima para o treinador não é dos melhores, e torcedores benfiquistas chegaram até a fazer campanha para "devolvê-lo" ao Flamengo.

Além do duelo decisivo na Liga dos Campeões nesta quarta-feira, o Benfica terá dois clássicos contra o Porto no fim de dezembro: dia 23, pela Taça de Portugal, e dia 30, pelo Campeonato Português. São jogos que podem fazer subir ainda mais ou acalmar a pressão sobre Jesus, dependendo dos resultados. Enquanto isso, o Flamengo aguarda e observa a situação de seu ex-treinador.