Topo

OPINIÃO

Mauro: Flamengo aguarda o que fará o Benfica de Jesus na Liga dos Campeões

Do UOL, em São Paulo

06/12/2021 15h36

O Flamengo ainda não tem um novo técnico e o torcedor sonha com o retorno de Jorge Jesus após a passagem do português pelo clube entre 2019 e 2020. Mas para que isso ocorra, a semana de última rodada na fase classificatória da Liga dos Campeões pode ser determinante, já que o Benfica, atual clube do treinador, disputa com o Barcelona a passagem para as oitavas de final.

No podcast Posse de Bola #184, Mauro Cezar Pereira afirma que em caso de tropeço do Benfica contra o Dynamo de Kiev, na quarta-feira (8), ou a eliminação mesmo com vitória, desde que o Barcelona consiga vencer o Bayern em Munique, são os resultados que podem interessar ao torcedor rubro-negro, podendo abreviar a passagem atual de Jorge Jesus pelos Encarnados.

"Agora que vamos começar a ter algumas novidades com relação a isso porque na quarta-feira o Benfica joga contra o Dynamo de Kiev pela Liga dos Campeões e se ele vencer e o Barcelona não derrotar o Bayern na Alemanha, o Benfica se classifica. Se isso acontecer, o Jorge Jesus segue, tudo indica, no comando do clube português", diz Mauro Cezar.

"Se por acaso, ele tropeçar no Dynamo de Kiev em casa, aí a batata vai assar de vez porque na derrota para o Sporting na sexta-feira já houve manifestações dos torcedores contra o Jorge Jesus. É bom lembrar que ele voltou para lá já pisando em campo minado, porque a torcida, em boa parte, já não queria seu retorno. Desde que ele foi trabalhar no Sporting, ele ficou com o filme queimado com o torcedor do Benfica, os adeptos não estavam nada satisfeitos com sua volta", completa.

O jornalista cita o fato de o próprio responsável pela volta de Jorge Jesus ao Benfica, o então presidente benfiquense Luís Filipe Vieira renunciou ao cargo de presidente do clube hoje gerido por Rui Costa e que as críticas ao treinador seguem crescendo entre os torcedores portugueses.

"As coisas mudaram no Benfica e a torcida em grande parte não gosta dele, não queria ele de volta e com os resultados agora, alguns resultados ruins, evidentemente esse coro de 'Fora, Jorge Jesus' cresceu, ficou mais intenso. Um eventual tropeço na quarta-feira eu acho que vai sacramentar uma saída dele. É óbvio que o Flamengo vai esperar quarta-feira", diz Mauro Cezar.

Em caso de classificação e permanência de Jorge Jesus pelo menos até o final do ano poderiam complicar a volta ao Flamengo, já que outro momento importante para o treinador no Benfica seria já na última semana do ano, com o Rubro-negro provavelmente não podendo esperar até lá para definir seu novo comando.

"O Flamengo vai ter que fazer uma escolha. O que eu acho que vai acontecer? Vai esperar quarta-feira e se o Benfica se classificar, o Jorge Jesus passa a ser quase impossível, porque ele não vai pedir demissão, ele só sai se o mandarem embora, isso aí é uma decisão que ele já tomou. Tem dois jogos contra o Porto no final do mês, dia 23 pela Taça de Portugal, e dia 30 pelo Campeonato Português", diz Mauro.

"Se ele tomar 'tamancadas' do Porto no estádio do Dragão, aí também vai ficar ruim para ele mesmo que classifique na Liga dos Campeões. No entanto, o Flamengo não pode esperar dia 30 de dezembro para tomar uma decisão, ele tem que correr com isso", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.