PUBLICIDADE
Topo

Fluminense

Flu pega Atlético-MG e conta com 'carrasco' Fred para engrenar rumo ao G6

Fred, atacante do Fluminense, comemora gol marcado contra o Internacional - LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Fred, atacante do Fluminense, comemora gol marcado contra o Internacional Imagem: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

28/11/2021 04h00

O Fluminense encara o Atlético-MG hoje (28), no Mineirão, em busca de algo que ainda não conseguiu nesta edição do Campeonato Brasileiro, e se firmar de vez na briga por uma vaga na próxima edição da Libertadores. Para isso, conta com o atacante Fred, que conhece bem o rival de logo mais e tem o Galo como uma das principais vítimas. O confronto será às 16h.

Após as vitórias sobre América-MG e Internacional, ambas em casa, o Tricolor quer engatar o terceiro triunfo consecutivo, algo que não fez na competição, e embolar ainda mais a luta por posição no primeiro pelotão — iniciou a rodada na sétima colocação, um ponto atrás do Red Bull Bragantino. Já o líder Atlético-MG tenta novo passo rumo ao título.

Principal nome do atual elenco do Flu, Fred passou por um jejum recentemente, quando ficou quase dois meses sem comemorar. Nas duas últimas partidas, porém, voltou a balançar a rede e alcançou marca histórica pelo clube das Laranjeiras — mais de 100 gols no Brasileiro com a camisa de um único clube.

No duelo com o Colorado, inclusive, mostrou papel de liderança e chegou até mesmo a conversar com os companheiros do banco de reservas, após ser substituído.

"Com essa atitude, com esse comprometimento em que estamos, não dá para os caras. Nós vamos para o Mineirão agora e vamos lá para buscar ponto. Vamos para buscar ponto, com o mesmo comprometimento que a gente sempre vai merecer. Não tem satisfação melhor que sair [de campo] deste jeito, todo mundo ajudou", disse o atacante no vestiário, após a vitória da última quarta-feira, como mostrou a FluTV.

Goleador do Tricolor na temporada, com 20 gols, ele pode até mesmo colocar em prática a já batida "Lei do ex". Em 2016, após sete anos nas Laranjeiras, Fred acertou com o Atlético-MG, clube que defendeu até o fim do ano seguinte. A saída não foi amigável e os lados travaram uma luta na Justiça do Trabalho, em ação na qual o jogador buscava receber R$ 4,2 milhões em valores rescisórios que não teriam sido pagos. O clube mineiro também acionou a Justiça para cobrança de R$ 23.261.447,43. Na última semana, porém, a Justiça declarou o processo do jogador extinto.

Cria do América-MG e com passagem marcante também pelo Cruzeiro, Fred tem no Atlético-MG uma de suas principais vítimas. Até aqui foram 11 gols, ficando atrás apenas do Coelho, que já sofreu 12, e Botafogo, com 15.

Para engrenar

O Fluminense oscilou no decorrer do Brasileiro e, nesta reta final, tenta embalar para assegurar a classificação à Libertadores. Após fazer o dever de casa contra América-MG e Internacional, o time do técnico Marcão tenta melhorar o cenário fora de casa.

Até aqui, o aproveitamento é de apenas 31,37% como visitante. Nas últimas quatro partidas fora de casa, foram quatro derrotas e nem sequer um gol marcado — 2 a 0 para o Santos, 1 a 0 para o Ceará, 1 a 0 para o Grêmio e 1 a 0 para o Juventude.

Pequena vingança?

Diante do Atlético-MG, o Tricolor tem a chance de atrapalhar a caminhada do adversário na briga pelo título e, mesmo que sem a mesma proporção, se vingar. Na Copa do Brasil deste ano, o Galo eliminou o clube das Laranjeiras com duas vitórias, 2 a 1 no Nilton Santos e 1 a 0 no Mineirão.

O clube mineiro briga para conquistar o Brasileiro pela segunda vez 50 anos após o primeiro troféu. Na Era dos pontos corridos, ou seja, de 2003 para cá, bateu na trave duas vezes, uma delas em 2012, quando o justamente Fluminense se sagrou campeão.

Em 1970, um ano antes do Galo levantar a taça, foi o Tricolor que se sagrou campeão do então Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que posteriormente foi considerado pelo Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como Brasileiro. A taça foi para Laranjeiras após um empate em 1 a 1 com o Atlético-MG, no Maracanã, no quadrangular final.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X FLUMINENSE


Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Dia: 28 de Novembro de 2021, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
VAR: Jose Claudio Rocha Filho (VAR-FIfa / SP)

Atlético-MG

Fluminense:

Fluminense