Topo

Ceará vence Flu com um a menos desde o 1º tempo e respira no Brasileiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/10/2021 18h04

Jogando com um a menos desde o primeiro tempo, o Ceará segurou o 1 a 0 sobre o Fluminense na Arena Castelão (CE) e pôs fim a jejum de sete jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro, se afastando da zona de rebaixamento. O gol do Vozão foi marcado pelo meia Vina, aos seis minutos do primeiro tempo, de pênalti.

Agora, o time do técnico Tiago Nunes abriu seis pontos de diferença para a temida zona de descenso. Já o Tricolor perdeu a oportunidade de ingressar no G-6, o grupo de classificação para a Copa Libertadores.

Na próxima rodada, o Ceará recebe o Cuiabá, domingo (7), no Castelão (CE), e o Fluminense encara o Sport, sábado (6), no Maracanã (RJ).

O melhor - Erick

O atacante do Ceará se desdobrou para o time. Além de ser uma boa válvula de escape pelo lado direito, também ajudou bastante na marcação após a expulsão de Gabriel Dias. No segundo tempo cansou e foi sustituído.

O pior - Nino

Zagueiro Nino (dir.), do Fluminense, cometeu um pênalti bobo a favor do Ceará no início do jogo - Mailson Santana / Fluminense - Mailson Santana / Fluminense
Imagem: Mailson Santana / Fluminense

Retornando de lesão, Nino não teve uma tarde inspirada. O zagueiro do Fluminense cometeu um pênalti bobo e evitável em Jael logo no início da partida.

Gabriel Dias é expulso e chora

Após consulta ao VAR, o lateral direito Gabriel Dias foi expulso por falta cometida em cima de Marlon. O jogador do Ceará ficou bastante inconformado e, depois que a ficha caiu de que havia recebido o cartão vermelho, caiu em lágrimas, sendo consolado pelos companheiros e até mesmo pelo árbitro Raphael Claus.

Atuação do Ceará

O Ceará demonstrou um espírito aguerrido, de muita luta, principalmente após ficar com menos um desde os 28 minutos do primeiro tempo. Apesar da expulsão e do natural recuo, o Vozão não ficou somente atrás e chegou a criar algumas oportunidades.

Atuação do Fluminense

O Fluminense não soube aproveitar a vantagem de estar com um a mais desde a etapa inicial. O time tinha dificuldades de criar espaços no ataque e acabou chegando mais nas bolas alçadas na área. O técnico Marcão colocou Fred, Bobadilla e Lucca no segundo tempo e até melhorou um pouco, mas insuficiente para a virada. No fim, o VAR anulou acertadamente um gol de Lucca.

Cronologia do jogo

O Ceará abriu o placar com um gol de pênalti marcado por Vina aos seis minutos do primeiro tempo. O lateral direito Gabriel Dias, do Ceará, foi expulso aos 28 minutos da etapa inicial.

Secretaria de Segurança proíbe torcida do Flu

A Secretaria de Segurança do Estado do Ceará proibiu a presença da torcida do Fluminense no estádio Castelão por questões sanitárias. O Tricolor havia solicitado ingressos para seus torcedores.

A chegada do Ceará ao Castelão

A chegada do Fluminense ao estádio

FICHA TÉCNICA

CEARÁ 1 X 0 FLUMINENSE
Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Hora: 16h (horário de Brasília)
Competição: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (Fifa-SP)
Cartões amarelos: Fabinho, Mendoza, Willian Oliveira (CEA); André, Fred (FLU)
Cartões vermelhos: Gabriel Dias (CEA)
Gols: Vina, aos seis minutos do primeiro tempo (CEA)

Ceará: João Ricardo, Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho, Fernando Sobral (Gabriel Santos) e Vina (Willian Oliveira); Mendoza (Rick), Erick (Gabriel Lacerda) e Jael (Igor). Técnico: Tiago Nunes.

Fluminense: Marcos Felipe, Samuel Xavier, Nino, David Braz e Marlon (Danilo Barcelos); Martinelli, André (Gustavo Apis) e Jhon Arias; Luiz Henrique (Lucca), Caio Paulista (Fred) e Abel Hernánez (Bobadilla). Técnico: Marcão