Topo

Barcelona

Xavi estipula '10 mandamentos' no vestiário do Barça; veja

Xavi Hernández quer impor regras ao vestiário do Barcelona - LLUIS GENE / AFP
Xavi Hernández quer impor regras ao vestiário do Barcelona Imagem: LLUIS GENE / AFP

Do UOL, em São Paulo

09/11/2021 10h41

Xavi Hernández quer mudar o Barcelona dentro e fora das quatro linhas. De acordo com o 'AS', o novo treinador propôs uma série de regras para resgatar a ordem e a disciplina no vestiário do time catalão, baseando-se no código de conduta do time de seus tempos de jogador.

Entre as regras de Xavi estão: multa para jogadores atrasados, chegada adiantada ao CT para treinos, dieta única para o time e controle de atividades extracampo, todas com vigência a partir de amanhã (10).

Confira "os 10 mandamentos de Xavi" para sua nova era no comando do Barcelona:

  • Os jogadores devem apresentar-se no CT pelo menos uma hora e meia antes de começar os treinos. O objetivo é que tenham tempo para se preparar para os treinos e possam participar de eventuais reuniões individuais com o técnico.
  • A comissão técnica deve se apresentar ao CT duas horas dos treinos. Xavi quer dar exemplo de conduta aos jogadores, por isso, instituiu que ele e sua comissão chegarão ainda mais cedo para preparar os treinos.
  • Todo o time principal seguirá a mesma dieta. Até então, os jogadores poderiam seguir dietas diferentes, mas com Xavi, todos devem seguir as refeições pensadas pelos nutricionistas do Barcelona para evitar lesões e melhorar a preparação física.
  • Volta das multas como penalidade. A medida, que não era aplicada desde a saída de Luis Enrique do comando da equipe, tem como objetivo penalizar jogadores por indisciplina ou não cumprimento das regras.
  • Multas exponenciais. Aqueles que forem reincidentes com multas, poderão pagar valores cada vez mais altos. Por exemplo, se algum jogador é penalizado por atraso, pagará 100 euros da primeira vez; um segundo atraso geraria uma nova multa de 200 euros e assim suscessivamente.
  • Os jogadores devem estar em casa cedo nos dois dias que precedem um jogo. 48 horas antes de cada partida oficial, os jogadores não poderão chegar em casa depois da meia noite, pare evitar atrasos e desgaste.
  • A vaga no time titular será baseada na meritocracia: quem mais trabalhar e for bem nos treinos, será relacionado.
  • Viagens e atividades extracampo deverão ter o aval do treinador.
  • Atividades de risco estão proibidas. Xavi não quer que seus jogadores pratiquem qualquer atividade que coloque em risco a integridade física, o que inclui prática de esportes radiciais, por exemplo.
  • Os jogadores tem de manter uma boa imagem com a torcida. Para representar a camisa do Barça, o técnico quer que sejam sempre simpáticos com torcedores e imprensa, para evitar qualquer tipo de ruído.

Barcelona