Topo

Xavi diz que foi convidado a assumir seleção após Copa, mas recusou oferta

Xavi Hernández falou sobre seleção brasileira em sua apresentação como técnico do Barcelona - REUTERS/Albert Gea
Xavi Hernández falou sobre seleção brasileira em sua apresentação como técnico do Barcelona Imagem: REUTERS/Albert Gea

Do UOL, em São Paulo

08/11/2021 11h01

O técnico Xavi Hernández afirmou hoje, em sua apresentação no Barcelona, que foi convidado a trabalhar como auxiliar de Tite na seleção brasileira e a assumir o Brasil após a Copa do Mundo de 2022, no Qatar. Porém, o treinador disse que recusou a oferta da CBF.

"Sim, é verdade que eles me ofereceram. Primeiro, eu seria auxiliar do Tite e, depois da Copa do Mundo, assumiria a seleção, mas minha ideia era vir para o Barça", declarou Xavi em entrevista coletiva.

Em fevereiro deste ano, o espanhol conversou com o então presidente da CBF, Rogério Caboclo, durante o Mundial de Clubes, no Qatar. Na ocasião, Xavi se surpreendeu pelo interesse da entidade, mas foi a única vez que eles se falaram diretamente.

A ideia, segundo apuração do UOL Esporte, era que o agora treinador do Barcelona atuasse como uma espécie de observador técnico. Ele não estaria necessariamente ao lado de Tite nas datas Fifa. A principal preocupação, na estratégia prevista pela CBF, era que Xavi pudesse estudar a fundo o trabalho aplicado nos principais concorrentes do Brasil na Copa de 2022, a ponto de desvendá-los.

O agente do técnico chegou a negociar com dois diretores da CBF, mas as tratativas esfriaram mais tarde. A entidade não prometeu que Xavi seria o sucessor de Tite após a Copa - o ex-comandante do Corinthians já disse que deixará o cargo após o Mundial.

Xavi acabou renovando com o Al Sadd, do Qatar, até junho de 2023. Na semana passada, ele rescindiu com o clube catari para assumir o Barcelona.