Topo

Corinthians

OPINIÃO

Vitor Guedes: 'Corinthians tem obrigação de vaga direta na Libertadores'

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

25/10/2021 04h00

O empate com o Internacional, no Beira-Rio, ontem (24), pelo Campeonato Brasileiro, não foi considerado ruim, mas ficou com gosto amargo para o Corinthians, que sofreu um gol nos acréscimos. A vitória poderia deixar a situação do time na luta por vaga na Libertadores do ano que vem um pouco mais tranquila.

Na Live do Corinthians, transmitida pelo UOL Esporte após os jogos do Timão, os jornalistas Vitor Guedes e Ricardo Perrone analisaram o resultado e o atual cenário da equipe de Sylvinho na competição.

Para Vitor Guedes, alguns aspectos, como o perfil do atual elenco, fazem com que o time do Parque São Jorge tenha a obrigação de conseguir se classificar diretamente para a fase de grupos do torneio internacional. Até por este motivo, ele acredita que haverá uma "pressão gigante" no jogo com a Chapecoense, na próxima segunda-feira, na Neo Química Arena.

"O Fluminense está em oitavo, a dois pontos e um jogo a menos. São nove vagas brasileiras na Libertadores, serão sete diretas e duas na pré-Libertadores. Isso não indica que será um G9. A chance, muito grande, é que sejam seis ou sete vagas diretas. O Corinthians está em sétimo e potencial oitavo, já que o Fluminense tem um jogo a menos e vem de uma atuação consagradora [no clássico com o Flamengo]. O Corinthians tem a obrigação de garantir, pelo menos, o sexto lugar para não ter de passar de novo por Tolima e aquelas coisas que já vivemos no futebol... Com um time envelhecido, sem férias, sem pré-temporada, em ano de Copa do Mundo, que vai embolar um jogo no outro, e já começar decidindo. E vimos a última vez que o [técnico] Tiago Nunes fez isso contra o Guaraní do Paraguai [em 2020], perde um elenco que é para um ano só", avaliou.

"Esse elenco é velho: Fagner, Gil, Cassio Fábio Santos, Renato Augusto, Willian... Esse elenco não é para 2023, é para o ano que vem. Então, a obrigação do Corinthians é ficar na zona direta. Essa coisa de 'depois da temporada vê', pode ser tarde. O que acho que ajuda o Sylvinho é que o elenco ainda está com ele, e segundo que não tem nome, não tem esse cara na agulha. Mano Menezes não será esse cara. Mano não trabalha com Duílio e Roberto de Andrade. Isso vai segurar Sylvinho mais uma semana, e tem de ganhar da Chapecoense bem. A pressão vai ser gigantesca para segunda-feira, em uma rodada que já vai conhecer o resultado dos adversários", completou.

O jornalista avaliou ainda que o Timão já se encontra em uma realidade distante do G4.

"O Corinthians está ficando longe do Palmeiras e do Fortaleza. Essa coisa de G4, que já foi mais real, hoje parece distante. O Corinthians não tem muito mais tempo para ter essa paciência, não", disse.

Ricardo Perrone, colunista do UOL Esporte, ressaltou ser contrário às trocas de treinador no decorrer do Brasileiro, mas destacou que há também uma questão financeira que pressiona o Timão pela vaga diretamente nos grupos da Libertadores:

"Quem costuma me acompanhar sabe: não gosto da troca de treinador durante o campeonato. Acho que o primeiro problema do Corinthians seria encontrar o substituto. Você falou sobre a obrigação da vaga direta na Libertadores. Essa obrigação é também financeira. Já entrar na fase de grupos tem premiação maior garantida. Precisamos lembrar que a situação financeira do Corinthians é muito difícil. Pelo que conversei com pessoas da diretoria, existe o planejamento para vender jogador porque o Corinthians precisa fazer dinheiro. Então, entrar nessa fase de grupos é importante".

Perrone, por outro lado, salientou a evolução demonstrada pelo time no segundo tempo do jogo com o Internacional, apontando que pode haver melhora no desempenho nas próximas rodadas.

"Torcedor do Corinthians tem de ficar desesperado? Calma! Naqueles primeiros minutos do segundo tempo, o Corinthians mostrou o futebol que é a essência desse time. O que é? É o Renato Augusto pisando na área, o Giuliano pisando na área, o Roger Guedes saindo para triangular... Dá para fazer, fez por alguns minutos. O que ele [Sylvinho] precisa encontrar é a fórmula para um meio de campo que marca e dá segurança para esses caras subirem e entrarem na área"

A próxima edição da Live do Corinthians será na segunda-feira (1), logo após a partida contra a Chapecoense, pelo Brasileirão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Corinthians no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.

Corinthians