Topo

OPINIÃO

Menon: "Ceni seria solução paliativa. São Paulo não podia trocar treinador"

Do UOL, em São Paulo

13/10/2021 18h32

Rogério Ceni está de volta ao São Paulo. Nesta quarta-feira, o clube do Morumbi acertou a contratação do treinador, que assume a vaga deixada por Hernán Crespo, cuja saída havia sido anunciada horas antes. Ídolo do Tricolor, o ex-goleiro chega em momento conturbado, com o time próximo à zona de rebaixamento no Brasileirão e com futebol de pouco brilho.

Na edição especial da Live do São Paulo, programa do UOL Esporte sobre o Tricolor, os jornalistas Menon e Rodolfo Rodrigues conversaram sobre a troca de técnico do São Paulo e falaram sobre a escolha por Ceni.

"O Rogério meio que queimou pontes com o São Paulo. Ele ficou muito magoado com o Leco, da forma como ele o tratou. O Ceni não superou a saída dele e a desavença com Leco e foi desrespeitoso com o clube algumas vezes. Mas isso não conta muito no período em que vivemos, de marketing puro. Imagina quantos likes não vai dar uma foto do Julio Casares ao lado do Ceni. É uma solução paliativa. Não podia trocar o treinador agora", afirmou Menon.

Em 2017, Ceni comandou o São Paulo por cerca de seis meses, mas o time teve fraco desempenho e estava na zona de rebaixamento do Brasileirão. Em sua saída, o técnico mostrou-se descontente com a forma como foi tratado por Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, presidente do clube do Morumbi na época.

Menon vê espaço para Rogério evoluir em sua carreira como treinador. "Ceni é um treinador de futuro. Ganhou título no Fortaleza, onde começou muito bem. Mas não segurou a barra no Cruzeiro, em que tentaram derrubá-lo, e no Flamengo, por causa da pressão da torcida. Apesar de ser campeão brasileiro, nunca agradou aos torcedores do Flamengo. Nessa busca para agradá-los, ele se rebaixou muito", disse o colunista do UOL, referindo-se à pressão que ele sofreu desde o início de seu trabalho na Gávea.

Já Rodrigues considera que a manutenção de Crespo teria sido o melhor caminho para o Tricolor. "Não era para o Crespo ser demitido. A diretoria poderia ter dado apoio a ele e feito alguma coisa para segurá-lo e pensar em um planejamento melhor para 2022, em peças de reposição para esse elenco. Agora volta tudo de novo. Vem um técnico sem planejamento, para tentar dar um gás nessas últimas rodadas, mas há poucas opções. O mais provável seria a volta do Ceni. Só que não sei se essa é a melhor saída para o São Paulo agora. Teve uma passagem fantástica como jogador, mas ruim como treinador. Daria essa chance ao Crespo até o final do ano", completou o colunista do UOL.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será na quinta-feira (14), logo após a partida contra o Ceará pelo Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.