Topo

Como goleiro argentino virou 'maior provocador do mundo' nos pênaltis

Emi Martínez "causando" antes de Bruno Fernandes bater pênalti: português isolou a cobrança - Gareth Copley/Getty Images
Emi Martínez "causando" antes de Bruno Fernandes bater pênalti: português isolou a cobrança Imagem: Gareth Copley/Getty Images

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

04/10/2021 04h00

Até pouco tempo atrás, Emiliano Martínez amargava a reserva do Arsenal, estava fora do radar da seleção argentina e não era muito conhecido por quem não acompanhava de perto o futebol inglês. Tudo isso mudou desde a ida dele para o Aston Villa, no ano passado. Agora titular absoluto em um time do Campeonato Inglês, o goleiro também virou o número 1 de seu país e ganhou uma marca registrada: os jogos mentais que faz com os adversários na hora de uma cobrança de pênalti.

A primeira demonstração dos "ataques psicológicos" de Martínez no cenário mundial foi na Copa América de 2021, em que a Argentina quebrou um jejum de 28 anos sem títulos. Na semifinal contra a Colômbia, o goleiro infernizou os batedores rivais com muitas provocações.

A primeira vítima foi o zagueiro Davinson Sánchez que ouviu: "Vou te engolir, irmão". Martínez pegou a cobrança. Depois, mexeu com o ex-palmeirense Yerry Mina: "Você não tem que comemorar, não, eu vejo que você está nervoso. Olha, a bola está um pouco pra frente". Mina também parou no goleiro argentino.

Martínez também provocou Borja, inclusive xingando o colombiano, mas o atacante do Grêmio converteu sua cobrança. Não adiantou, porque, depois, o goleiro pegou o pênalti de Cardona e levou a Argentina para a final. As provocações foram tão agressivas que ele até mandou uma mensagem para Mina depois se desculpando pelas palavras.

Martínez e Mina - Reprodução TV - Reprodução TV
Martínez faz gestos ao colombiano Mina depois de defender pênalti na Copa América
Imagem: Reprodução TV

Mas, se realmente se arrependeu, Martínez mostrou que não pretende mudar o comportamento. No jogo do Aston Villa contra o Manchester United, em setembro, ele voltou a desestabilizar um batedor. O United teve um pênalti a seu favor já nos acréscimos, e o goleiro ficou provocando o cobrador Bruno Fernandes, dizendo que quem deveria bater era Cristiano Ronaldo. Resultado: Bruno, que havia convertido 12 pênaltis seguidos até então, isolou por cima do travessão, e o Villa venceu por 1 a 0.

Além da fama pelas provocações em pênaltis, Martínez passou por uma guinada na carreira de um ano para cá. Ele terminou a temporada 2019/20 como titular do Arsenal por causa da lesão do titular Bernd Leno, e no meio do ano passado, trocou o time de Londres pelo Aston Villa. Jogou todos os 38 jogos da equipe na última temporada.

Já a estreia pela seleção argentina principal aconteceu apenas em junho de 2021, um mês antes da Copa América, com o técnico Lionel Scaloni ainda tentando encontrar um camisa 1 confiável. Hoje, ele é titular incontestável e, aos 29 anos, vive o auge como jogador. Quem será a próxima vítima?