Topo

FIFA 22: O que criadores de conteúdo e pro players acharam do jogo até aqui

O atacante do PSG Kylian Mbappé é a capa do FIFA 22 - Divulgação/EA
O atacante do PSG Kylian Mbappé é a capa do FIFA 22 Imagem: Divulgação/EA

Flavio Latif

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/10/2021 11h59

O FIFA 22 foi lançado oficialmente hoje (1). No entanto, desde a semana passada, criadores de conteúdo que ligados à Eletronic Arts, desenvolvedora do jogo, já tiveram acesso a ele - assim como quem comprou a versão Ultimate do game. Nesses casos, foi possível jogar desde segunda-feira (27).

A EA já havia anunciado algumas mudanças significativas. Quem jogar na nova geração de consoles, por exemplo, contará com a tecnologia HyperMotion, que promete animações e jogabilidade ainda mais aproximadas do mundo mundo real, com movimentos capturados dos próprios atletas.

A versão Ultimate custa R$ 498. Já a Standard custa R$ 338 - os valores são referentes aos consoles de última geração, como Xbox Series X/S e PlayStation 5.

O UOL Esporte conversou com três criadores de conteúdo e um jogador profissional de FIFA para saber as primeiras impressões deles em relação ao FIFA 22. Confira:

Tem muito potencial, estou gostando muito. Tenho medo deles atualizarem o jogo e ele voltar a ficar parecido com o FIFA 21 com aquela correria desenfreada e triangulações impossíveis de defender. Não tem nada muito absurdamente impossível de defender, os chutes de fora da área agora são um bom recurso para furar a retranca do adversário. Estou gostando e bem empolgado com esse FIFA, agora você tem várias maneiras de atacar e está muito próximo de um simulador de futebol". Samuel Lira, o Milionário do Ultimate Team.

mii - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

É um jogo que se aproxima muito mais da realidade, e isso agradou muito a comunidade. Nos últimos FIFA's aconteciam muitas jogadas que você não vê na realidade. Virou um jogo muito mais de toque de bola, um jogo cadenciado onde você consegue trabalhar mais a bola e trabalhar as jogadas. Os goleiros nesse jogo foram reformulados e estão pegando tudo nas finalizações de dentro da área, mas quando você chuta de fora da área eles estão aceitando muitas finalizações, e imagino que a EA vai alterar isso com futuras atualizações". Allan Rodrigues, O Estagiário.

Estagi - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

FIFA 22 tem um bom potencial, algumas mudanças na gameplay como dribles e goleiros parecem ser assertivas e deixar o jogo diferente do que vimos no FIFA 21, ainda que resgatem muitas ideias de outros FIFAs, como o 19 e 15. Já no Ultimate Team, as mudanças estruturais dos modos Division Rivals e FUT Champions são totalmente bem vindas e criadas diretamente com influencia da comunidade, o que ajudar a manter o modo mais acessível para jogadores mais casuais. Para finalizar, uma das novidades que achei mais interessante está no Modo Carreira com a criação de um clube, algo que sempre quis ver no game. Espero que seja só um pontapé inicial nessas possibilidades de customizações".Rodrigol.

Rodrigol - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

É um jogo que falta um acabamento, que tem alguns bugs que precisam ser melhorados. Acho que os goleiros estão sofrendo mais gols de fora da área do que de dentro dela. A velocidade do jogo também está um pouco diferente, às vezes rápida e outras devagar. Acho que os dribles são importante, mas nesse FIFA eles estão muito difíceis de encaixar, e por isso eles não estão servindo tanto dentro do jogo". Paulo Neto999, jogador profissional de FIFA pelo Atlanta United, da MLS, e pela CBF.

PauloNeto999  - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Se você quiser acompanhar as mudanças na gameplay e as novidades do FIFA 22, você pode assistir às lives do Futebol Muleke na Twitch e no Tik Tok às terças e quintas-feiras. O jogo é a principal atração nos dois canais.