PUBLICIDADE
Topo

Corinthians: Léo Santos vira 'esquecido' e perde espaço para garoto da base

Léo Santos está em baixa no elenco do Corinthians  - Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Léo Santos está em baixa no elenco do Corinthians Imagem: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

13/09/2021 12h00

No elenco profissional do Corinthians desde a temporada 2016, o zagueiro Léo Santos está em baixa com o técnico Sylvinho e não tem previsão para voltar a ser utilizado. O comandante do Timão optou por colocar o garoto Lucas Belezi, de apenas 18 anos e ainda jogador do time sub-20, no banco de reservas ontem (12), no empate com o Atlético-GO, em vez de relacionar o camisa 13.

"O Lucas Belezi tem mais minutagem, tem sido um atleta ousado no sub-20, tem jogado com uma frequência maior e tem dado resposta. É um atleta mais pronto para, se fosse a ocasião, entrar no jogo. Essa foi a decisão que nós tomamos", explicou Sylvinho, ao ser questionado sobre a ausência de Léo Santos na viagem do Corinthians a Goiânia.

Sem Gil, suspenso, e impossibilitada de utilizar Danilo Avelar, que está em reta final de recuperação e terá seu contrato rescindido, a comissão técnica do Corinthians tinha apenas duas opções para o duelo com o Atlético-GO: João Victor e Raul Gustavo, ambos escalados como titulares. Como Léo Santos treina diariamente no CT Joaquim Grava, sua presença no banco de reservas era tratada como a primeira opção.

No entanto, Sylvinho convocou Belezi para os treinamentos de sexta-feira (10) e sábado (11) e optou por mandar o garoto a Goiânia. O defensor, embora tenha apenas 18 anos, é titular absoluto da equipe sub-20 do Corinthians e tem se destacado sob o comando de Diogo Siston na base. Por isso, ganhou a vaga e ficou no banco de reservas na partida de ontem (12).

Já Léo Santos vive uma indefinição no clube do Parque São Jorge. Sua última partida no time profissional foi no dia 9 de maio, contra o Santos, pelo Campeonato Paulista. Em toda esta temporada, o atleta tem apenas 10 minutos jogados pelo Corinthians. No dia 17 de junho, o zagueiro participou dos 90 minutos de duelo diante do Red Bull Bragantino pela equipe sub-23. Dali em diante, apenas treinou no CT Joaquim Grava.

Revelado na base do Corinthians, Léo Santos já chegou a receber sondagens de clubes europeus, mas sofreu com seguidas lesões que o afastaram dos gramados. Nos últimos três anos, o zagueiro disputou apenas 12 jogos como profissional e luta para reconquistar o espaço na carreira. Seu contrato com o clube do Parque São Jorge vai até o fim da temporada 2023.