Topo

Fluminense

Flu encara tabu de nunca ter vencido no Equador para avançar na Liberta

Roger Machado no estádio do Barcelona: Fluminense nunca venceu no Equador pela Libertadores - Mailson Santana/Fluminense FC
Roger Machado no estádio do Barcelona: Fluminense nunca venceu no Equador pela Libertadores Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/08/2021 04h00

Em semana decisiva na Copa Libertadores, o Fluminense precisará quebrar um tabu para chegar à semifinal. Com aproveitamento de apenas 16,6%, o Tricolor nunca venceu jogando em solo equatoriano na competição. Amanhã (19), o Flu pode mudar essa história, diante do Barcelona-EQU.

A escrita, na verdade, agora muda de lado, já que o Flu também nunca perdeu para equatorianos em solo brasileiro. São três vitórias e dois empates em cinco confrontos, aproveitamento de 73,3%. Desta vez, entretanto, o empate por 2 a 2 no jogo de ida contra o Barcelona obriga o clube das Laranjeiras a vencer ou empatar com mais de três gols em Guayaquil.

Ainda que sejam apenas quatro jogos disputados no país pelo torneio, o Tricolor guarda péssimas recordações. A estreia atuando no Equador foi contra a LDU, pela fase de grupos da edição de 2008, um prenúncio da final entre as duas equipes. Aquele empate sem gols foi o melhor resultado conquistado por lá. Na primeira partida válida pela decisão, derrota por 4 a 2.

O Flu voltaria ao Equador apenas em 2013. Nas oitavas de final daquele ano, o Tricolor foi derrotado por 2 a 1 pelo Emelec, no George Capwell. Depois, em São Januário, reverteria o resultado. O clube de Guayaquil, maior rival do Barcelona-EQU, cederá o espaço de seu centro de treinamentos para o Fluminense em 2021.

Se serve de atenuante, o clube das Laranjeiras não enfrentará a temida altitude do país, já que Guayaquil é uma cidade portuária, e por conseguinte, está no nível do mar.

Kayky marcou o gol do Fluminense no empate com o Junior (COL) pela Libertadores - Mailson Santana/Fluminense FC - Mailson Santana/Fluminense FC
Kayky marcou o gol do Fluminense no empate com o Junior (COL) pela Libertadores
Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Embora tenha enfrentado um clube equatoriano na atual edição apenas no Rio de Janeiro, o Flu já jogou no Equador. Pela terceira rodada da fase de grupos, atuou contra o Junior (COL) no próprio estádio Monumental Isidro Romero Carbo.

Inicialmente marcada para a Colômbia, a partida foi adiada e transferida para o Equador em função de manifestações contra tentativa do governo colombiano de passar uma reforma tributária que aumentaria impostos para os cidadãos. Em campo, 1 a 1, com um pênalti duvidoso marcado a favor dos colombianos, que abriram o placar.

Jogando a Copa Sul-Americana no Equador, por outro lado, o retrospecto é de duas vitórias e duas derrotas em quatro jogos (50% de aproveitamento), e quatro triunfos em quatro partidas atuando contra equatorianos (100%), no Brasil, pela competição. Além disso, o Fluminense enfrentou equipes equatorianas em oito amistosos no país, com sete vitórias e um empate (91,7%).

Invicto como visitante nesta Libertadores

Se o histórico é desfavorável, a atual edição joga a favor do Fluminense. O retrospecto da equipe como visitante na Libertadores em 2021 é muito bom. Invicto, o Tricolor tem três vitórias e um empate jogando fora de casa, um aproveitamento de 83,33%.

Melhor atuação do Fluminense no ano foi na vitória sobre o River Plate, na Argentina, pela Libertadores - Juan Mabromata-Pool/Getty Images - Juan Mabromata-Pool/Getty Images
Melhor atuação do Fluminense no ano foi na vitória sobre o River Plate, na Argentina, pela Libertadores
Imagem: Juan Mabromata-Pool/Getty Images

Foi fora de seus domínios que o Flu bateu Independiente Santa Fé-COL, River Plate-ARG e Cerro Porteño-PAR, além do empate com o Junior-COL em Guayaquil. Também foi como visitante que o Tricolor teve suas melhores atuações na temporada.

Após o empate em 2 a 2 no jogo de ida, na última semana, no Maracanã, o Fluminense se classifica às semifinais com qualquer vitória ou um empate, desde que marque três ou mais gols. Um novo 2 a 2 leva a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.

Fluminense