Topo

Vasco

'Tenso', Vasco testa elenco em meio à pressão por melhores resultados

Marcelo Cabo diz já ter uma "espinha dorsal" do time do Vasco e fechará "pré-temporada" após clássico com o Fla - Rafael Ribeiro / Vasco
Marcelo Cabo diz já ter uma "espinha dorsal" do time do Vasco e fechará "pré-temporada" após clássico com o Fla Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

01/07/2021 04h00

Se já não bastasse todos os obstáculo que o Vasco está enfrentando neste início de Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico Marcelo Cabo terá de colocar o elenco à prova e tem um verdadeiro quebra-cabeça para o duelo com o Confiança, na próxima rodada, jogo que ganhou ainda mais importância após a derrota de ontem (30, para o Goiás. Após nova partida com expulsão, o elenco se vê com um problema que não chega a ser tão novo.

O Cruz-Maltino terá nada menos que cinco desfalques entre os setores de meio de campo e ataque. E todos por suspensão. Em uma partida que o próprio treinador considerou "atípica" pelo cartão vermelho ao volante Bruno Gomes ainda nos minutos iniciais, a equipe demonstrou estar com os nervos acalorados e teve outros atletas punidos.

Além do já citado camisa 23, o volante Galarza, o meia Juninho e os atacantes Morato e Léo Jabá não vão estar à disposição para o confronto com o time sergipano.

Enquanto isso, a comissão técnica busca soluções para que o time consiga engrenar na competição. Até esta oitava rodada, as atuações e o desempenho estão sendo muito aquém do esperado e a equipe ainda não conseguiu nem sequer estar no G4.

Recentemente, o diretor-executivo Alexandre Pássaro indicou que, no planejamento interno, os jogos com o Brusque, Goiás, Confiança e Sampaio Corrêa são tidos como primordiais para que o início instável fique para trás. Até aqui, porém, uma vitória e uma derrota, o que aumenta a responsabilidade para o jogo deste sábado.

A ideia é que o Cruz-Maltino consiga aproveitar o fato de jogar as duas próximas rodadas em casa para obter 100% de aproveitamento. Os resultados serviriam também para mudar o cenário na Colina, onde conseguiu apenas seis pontos em 12 disputados. Cabo, por sua vez, confia que conseguirá colocar uma equipe "competitiva" em campo para lutar pelo triunfo.

"A gente perde alguns jogadores, mas temos o Riquelme de volta, o Zeca, o Marquinhos Gabriel. Então, existe um equilíbrio entre a perda e os retornos. A partir de amanhã, vou começar a pensar na formatação da equipe para a próxima partida. Mas, com certeza, vamos ter uma equipe equilibrada. Vamos montar uma equipe competitiva", disse.

Riquelme e Zeca não atuaram contra o Goiás por terem sido liberados pelo departamento de futebol — ambos perderam familiares nos últimos dias. Já Marquinhos Gabriel foi poupado devido à sequência de partidas.

Expulsões

No início do Brasileiro do ano passado, o Vasco teve Talles Magno, contra o Fluminense, e Bruno Gomes, contra o Atlético-GO, expulsos em jogos bem próximos, após revides. À época, o então técnico Ramon Menezes ressaltou se tratar de "jogadores preparados para qualquer situação".

"Vou ver o lance (do Bruno) direitinho. Pode ser coincidência. Os dois jogos que perdemos tiveram Talles e o Bruno Gomes expulsos. Vamos conversar. São jogadores preparados para qualquer tipo de situação. Com pressão ou não. Eles já jogaram no ano passado", disse, na ocasião.

No decorrer da competição, Andrey, Bruno Gomes, Henrique e Leandro Castan também receberam cartões vermelhos e, em alguns casos, em partidas tidas como cruciais na luta contra o rebaixamento.

Vasco