PUBLICIDADE
Topo

Eurocopa - 2021

Eurocopa: como holandês ex-Real criou briga com estrelas e inflamou Espanha

Van der Vaart criticou desempenho da seleção espanhola, chamando equipe de "horrível", e foi respondido por Koke e Busquets - Reuters
Van der Vaart criticou desempenho da seleção espanhola, chamando equipe de "horrível", e foi respondido por Koke e Busquets Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

23/06/2021 15h55Atualizada em 23/06/2021 15h58

Classificação e Jogos

O ex-meia holandês Van der Vaart, que atuou pelo Real Madrid no final dos anos 2000, gerou um desentendimento com líderes da Espanha ao criticar o futebol desempenhado pela seleção de Luis Enrique nesta Eurocopa.

Hoje comentarista em uma emissora de TV de seu país, o ex-jogador de 38 anos disse que a atual seleção espanhola é "horrível" e que torce por um duelo contra a Holanda no mata-mata.

"A Espanha é horrível. Horrível! Espero que joguemos contra eles. Não têm nada naquela equipe. A única coisa que fazem é tocar a bola de um lado para outro. Eles não têm um jogador que saiba fazer um passe decisivo", disse Van der Vaart.

A opinião polêmica chegou ao vestiário espanhol. O meio-campista Koke, em entrevista à Cadena Cope, rebateu a afirmação e ironizou o histórico do holandês:

"Ele queria o seu momento de glória. Talvez essa declaração nos motive um pouco mais, especialmente se tivermos que jogar com a Holanda. Me lembro muito bem de Van der Vaart, ele está na foto do gol do Iniesta na final da Copa do Mundo de 2010" - Koke

E não é que Koke acertou na declaração?

Van der Vaart tentou evitar chute de Iniesta que deu aos espanhóis o título da Copa do Mundo de 2010 - Reuters - Reuters
Van der Vaart tentou evitar chute de Iniesta que deu aos espanhóis o título da Copa do Mundo de 2010
Imagem: Reuters

Outro que não deixou o comentário passar batido foi o volante Busquets, que atua pelo Barcelona. Em entrevista coletiva concedida ontem, o capitão lamentou a atitude do ex-meia.

"Quando você utiliza adjetivos como esses, acho que perde a razão. É lamentável, tudo para ganhar uns minutos de fama na televisão. Eu também poderia difamá-lo pelos vários duelos que tivemos durante a carreira, mas respeito os meus antigos companheiros."

Resposta também em campo

Coincidência ou não, a Espanha, que vinha de dois empates na 1ª fase da Eurocopa, desencantou, mostrou bom futebol e goleou a Eslováquia por 5 a 0 na tarde de hoje, selando a vaga nas oitavas da Euro.

O possível duelo contra os holandeses, no entanto, foi adiado - isso porque a seleção de Luis Enrique vai enfrentar a Croácia no mata-mata. A Holanda, por outro lado, aguarda um dos melhores terceiros colocados.

"Algumas críticas caem sob seu próprio peso como o deste senhor que comenta", ironizou Busquets, desta vez após a partida, relembrando a forma física de Van der Vaart nos tempos de jogador.

Koke e Sarabia comemoram um dos gols marcados pela Espanha contra a Eslováquia - Julio MUNOZ / POOL / AFP - Julio MUNOZ / POOL / AFP
Koke e Sarabia comemoram um dos gols marcados pela Espanha contra a Eslováquia
Imagem: Julio MUNOZ / POOL / AFP